Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de novembro de 2022

Vento forte

Que vento frio para essa época do ano! Algo está errado! A meteorologia já confirmou fenômenos incomuns na costa do pacífico. O jeito é saborear esse delicioso café quentinho enquanto observo as luzes da cidade. Muitas consciências vivem aqui, inclusive a minha.

Eu sempre me senti um capricorniano nato, sempre dedicado e responsável. Toda e qualquer atividade que me comprometi a fazer, concluí. A vida para mim sempre foi algo muito matemático, a soma ou subtração de fatores que dão origem a um resultado lógico.

Quando tinha dezessete anos entrei na faculdade de direito, e lá aprendi muito, me formei no tempo regular com boas notas e após concluir me prestei a estudar para concurso. Tudo sempre foi linear na minha vida e eu não entendia por que as pessoas insistiam em desejar sem nunca se comprometer. Não é tão difícil compreender que tudo o que buscamos podemos alcançar através da dedicação diária.

Sempre ouvi pessoas comentando sobre a vida de outras pessoas. Desejando o que o outro tem, mas sem fazer por si mesmo. Eu sempre busquei ser o que admiro em um ser humano, e dessa forma nunca tive ídolos, sempre busquei me tornar aquilo que desejava ser.

Naquele momento o vento forte bateu com força uma das janelas do meu apartamento que ficava no nono andar, fui desconectado dos meus pensamentos bruscamente e meu telefone começou a tocar. Minha mãe, aos prantos me contava sobre o tumor que meu pai descobrira nos seus exames. O tratamento seria árduo e a cura, improvável. Fiquei sem chão, parecia que nada do que existia fazia qualquer sentido.

Tomei um gole do café que já estava gelado, o que me permitiu compreender ainda mais a sensação de que tudo estava realmente errado. Percebi-me sozinho em um apartamento grande, longe dos meus pais que precisavam de mim naquele momento. Só o que existia era a ausência, o vazio, a sensação de impotência. De repente todas as minhas verdades se tornaram mentiras.

No dia seguinte, alheio aos meus compromissos do trabalho, peguei o carro e viajei durante quatro horas até a casa dos meus pais, na pequena cidade onde sempre moraram. Eles nunca consideraram suas as minhas prioridades e nem desejavam o que eu desejava. Quando cheguei, muito nervoso, os dois já estavam calmos e acreditando que tudo aconteceria conforme a vontade de Deus, não havia com o que se preocupar, eles tinham um ao outro e tinham fé.

Eu os abracei e percebi que, ao contrário deles, eu sentia que tinha a mim mesmo. Apenas isso. Contava com a minha capacidade e sempre foi assim, mas e se minha capacidade me faltar? Agora tudo estava confuso, e eu percebi que na verdade, meus pais eram meus ídolos. Eles possuíam capacidades que eu admirava e que ainda não possuía. A vida sempre nos surpreende para que possamos perceber que a existência vai muito além da nossa rasa compreensão. “Quando achamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.”

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir