Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de novembro de 2022

Paciente toca saxofone durante cirurgia no cérebro na Santa Casa de Porto Alegre

Na tarde desta segunda-feira (14), o agricultor e músico Vilson Saueressig, de 60 anos, de Candelária, foi submetido a um procedimento para a retirada de um tumor cerebral no Hospital São José, no complexo da Santa Casa de Porto Alegre. Durante o procedimento, ele se manteve desperto e tocou saxofone. A cirurgia foi liderada pelo neurocirurgião Marcelo Schuster.

De acordo com o médico, a técnica de cirurgia de tumor cerebral com o paciente acordado é útil em casos em que o tumor está localizado em regiões diretamente envolvidas com os mecanismos de linguagem como falar, entender situações, fazer cálculos, interpretar textos e contextos, além realizar funções específicas como tocar um instrumento musical.

—O paciente é submetido a testes neurológicos específicos durante a cirurgia e, com o auxílio da estimulação elétrica cerebral ou monitorização neurofisiológica intraoperatória, é possível conseguir mapear áreas cerebrais fundamentais que não podem ser ressecadas—, diz Schuster.

Apenas assim, —é possível retirar o máximo de tumor causando mínimo ou nenhum déficit neurológico permanente—, explica Schuster.

O médico destaca que o paciente não sente dor durante o procedimento. —O tecido cerebral em si não possui terminações nervosas, por isso conseguimos manipular o cérebro sem que o paciente sinta dor. A pele, osso e membranas que envolvem o cérebro, e que podem causar dor, recebem uma anestesia especifica—, ressalta o neurocirurgião.

De acordo com o hospital, a cirurgia transcorreu bem.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir