Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

17 de novembro de 2022

Morte súbita. Quanta diferença faz 15 minutos do seu tempo?   

Noveli José Sartori, de 74 anos, estava em um dia de trabalho normal em Três Passos, cidade onde é comerciante, quando subitamente sentiu-se mal e desmaiou já sem batimentos cardíacos. Este episódio é classificado por especialistas como morte súbita, quando o paciente vai à óbito de uma maneira inesperada e sem qualquer sintoma anterior.  

 Graças ao rápido atendimento de um funcionário, Noveli recuperou os batimentos e foi socorrido por profissionais do Samu, encaminhado ao hospital de sua cidade e posteriormente ao Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, onde ficou 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva.  

 Eu estava bem, não estava sentindo nada, estava dentro da minha empresa e de repente eu desabei sem nenhum motivo aparente e, nesse exato momento, eu recebi o socorro de um funcionário que tem curso de técnico em enfermagem. Esse funcionário ficou durante 14 minutos fazendo massagem no meu coração, até a chegada do Samu. Acordei dessa morte súbita vinte e cinco minutos depois, já no hospital de Três Passos— conta o paciente. 

 Ele relata a importância do auxílio rápido para que sua vida fosse salva

Fiquei 21 dias na UTI realizando exames, com muita dificuldade de encontrar o motivo exato que fez com que essa morte súbita acontecesse. O que eu preciso dizer é para que todos, se pudessem fazer um curso de atendimento básico de salvamento seria fundamental, porque se a gente conseguisse um dia ajudar alguém a recuperar a vida já seria o suficiente. 

 O episódio pegou de surpresa toda a família, já que Noveli não possuía histórico de outras doenças e mantinha uma vida saudável, com a prática de esportes e longe de hábitos como o tabagismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas a morte súbita acomete mais de 300 mil brasileiros por ano e em muitos casos não apresenta sintomas prévios, por isso, o dia 12 de novembro foi estabelecido como o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, conscientizando a população geral sobre o assunto.

Me sinto emocionado porque uma tragédia dessas para uma pessoa que sempre teve um cuidado especial com a vida traz um novo sentimento, uma nova vontade de viver. 

 O atendimento rápido é fundamental para evitar a morte definitiva ou sequelas ocasionadas pela parada cardíaca. A morte súbita pode ser reversível quando aplicadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar – ou massagens manuais de ressuscitação - que devem iniciar imediatamente e prosseguir até a chegada de atendimento médico. 

 Eu agradeço muito hospital que me atendeu de uma forma extraordinária com a capacidade médica exemplar e a esse meu funcionário que fez esse trabalho.  É necessário recolocar aqui a eficiência com que ele fez isso porque realmente estava bem treinado nesse momento e isso é que me trouxe de volta para a vida—, enfatiza Noveli. 

 Como agir? 

Ao identificar algum caso de morte súbita acione imediatamente o Samu pelo número 192. Enquanto aguarda a chegada do atendimento você pode iniciar as compressões torácicas posicionando uma mão sobre a outra no centro do tórax, entrelaçando os dedos e apoiando-se no centro do peito com os braços esticados. As compressões devem ser realizadas firmemente, pressionando o tórax cerca de 5cm – antes de realizar uma nova compressão deixe o tórax voltar ao normal, mas mantenha as mãos posicionadas.  

https://www.instagram.com/reel/ClCfnLep0ZP/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Por Natieli Batistela - Comunicação Social HCC

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir