Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

25 de novembro de 2022

Richarlison faz dois gols e Brasil supera Sérvia na estreia da Copa do Mundo

A estrela de Richarlison brilhou como nunca nesta quinta-feira no Estádio Lusail. E no maior dos palcos: a Copa do Mundo. Com dois gols do centroavante, o Brasil superou a retranca da Sérvia, triunfou por 2 a 0 e arrancou bem no Mundial em busca do hexacampeonato.

 

O resultado deixa a Seleção Brasileira na liderança da chave, com três pontos. Na próxima rodada, na segunda-feira, às 13h, os rivais serão a Suíça, que venceram Camarões por 1 a 0 pela manhã.
A escalação ofensiva canarinho, com Vini Jr., Raphinha, Neymar, Paquetá, e Richarlison encontrou um ferrolho armado pelo técnico Sérvio. No primeiro tempo, os adversários até tiveram sucesso, mesmo que não levassem nenhum perigo ao gol de Alisson. Porém, na segunda etapa, o time de Tite deslanchou, anotou duas vezes com Richarlison - um deles uma pintura de voleio - e empilhou oportunidades, mostrando poderio de ataque. Espantando a zebra que vem passeando livre pelo Catar, o Brasil confirmou a condição de favorito na busca pelo título da Copa após 20 anos.
Preocupação com Neymar

 

Muito marcado e alvo de diversas faltas no campo, Neymar deixou o campo com dores no tornozelo direito aos 34 minutos do segundo tempo. Nas imagens, ele foi flagrado chorando no banco de reservas enquanto tratava a lesão.

 

Jogo enroscado
As dificuldades projetadas pelo técnico Tite ao longo da semana foram encontradas na primeira etapa. Apesar de uma escalação mais ofensiva, com Vini Jr, na vaga do meia Fred, e Lucas Paquetá mais recuado, a Seleção Brasileira viu seus planos de levar perigo frequente ao goleiro Vanja Milinkovic-Savic frustrados pelo bom sistema defensivo rival. A posse de bola foi brasileira e o controle da primeira metade também. As principais chegadas vieram na velocidade dos pontos Vini Jr e Raphinha. Em seu lance de estreia na Copa, o atacante do Barcelona driblou a marcação, mas seu cruzamento parou na forte marcação de Pavlovic.

 

Os sérvios, que surpreenderam com o perigoso Vlahovic no banco, insistiram pelo alto e nos contragolpes. Aí, a zaga Marquinhos e Thiago Silva foi soberana. Os rivais não finalizaram uma vez sequer na meta de Alisson. A baixa produção adversária permitiu ao volante Casemiro se apresentar para o jogo.

 

Com Neymar rigorosamente vigiado, coube ao camisa 5 encontrar as assistências. De seus pés, saiu uma forte finalização aos 21 minutos. O goleiro sérviu agarrou em dois tempos. Aos 27, Casemiro deu lindo passe para Vini Jr, nas costas da zaga. O atacante dividiu com o arqueiro rival e não conseguiu a finalização.
Espaços no campo eram difíceis de se achar. No talento da letra de Paquetá, Raphinha recebeu livre pela direita. O chute veio cruzado e Thiago Silva não conseguiu empurrar para o gol. Por um detalhe. Na melhor chance do Brasil, faltou força na batida de Raphinha. Ele recebeu pelo meio, livre, dentro da área, e chutou com o lado do pé, rasteiro. A bola foi fraca e o goleiro Savic segurou sem problemas aos 34.

 

Por fim, aos 40, o zagueiro Pavlovic viveu entre a tristeza e a alegria e quase a seleção abriu o placar. Em bola longa, o defensor chutou na própria cara e a bola ficou limpa com Vini Jr. Como uma flecha, o brasileiro fechou para dentro da área e foi travado por Pavlovic na hora de marcar o gol.

 

Brasil deslancha
O som do apito de recomeço do jogo nem tinha parado de ecoar quando o Brasil perdeu uma enorme chance nos segundos iniciais da segunda etapa. A zaga da Sérvia bobeou e a bola ficou limpa com Rapinha dentro da área. O atacante chapou e o goleiro Savic fez bela defesa. Logo na sequência, Neymar, que sofreu diversas faltas no jogo, foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, ele mandou a bola na barreira.

 

O ritmo ofensivo era outro. Mas a bola teimava em não entrar. Vini Jr deu lindo passe para Neymar dentro da área. Entre os zagueiros, ele cutucou de canhota e perdeu a oportunidade. Aos 60, Alex Sandro soltou um foguete de fora da área e a bola explodiu na trave esquerda de Savic. De tanto insistir, o Brasil rompeu o ferrolho. Neymar teve espaço pelo meio e driblou a marcação progredindo para a área. Na sobra, Vini Jr bateu de chapa, o goleiro Savic bem que defendeu, mas no rebote, Richarlison, como centroavante, empurrou para o fundo das redes. O suado, lutado e batalhado primeiro gol brasileiro saiu aos 16.

A desvantagem obrigou a Sérvia a, enfim, sair para o jogo. O técnico Dragan Stojkovic promoveu suas primeiras mudanças. O badalado atacante Vlahovic foi para o campo. Porém, a noite era de Richarlison e Vini Jr. A dupla apareceu mais uma vez. O camisa 20 avançou pela direita e cruzou de três dedos para um golaço do atacante. Um giro fenomenal para estufar as redes aos 27.

 

Após o gol, as primeiras trocas no Brasil. Fred e Rodrygo entraram nos lugares de Vini Jr. e Paquetá. Dono do jogo, Richarlison saiu para Gabriel Jesus entrar. Neymar precisou ser substituído após pancada no tornozelo. Antony entrou. A Sérvia virou passageira da agonia depois dos gols brasileiros. A Seleção de Tite deslanchou e quase ampliou. Casemiro encontrou a trave em chute de fora. Fred parou nas mãos do goleiro. A Seleção seguiu com o controle do duelo, administrou a vantagem e confirmou a vitória por 2 a 0. O Brasil é líder do Grupo G e o sonho do hexacampeonato segue muito vivo.

 

 

Fonte: Correio do Povo/ Foto: CBF

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir