Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

27 de novembro de 2022

Um jornal para agir no cérebro

Por Martin Portner

mrportner@gmail.com

Foi-me perguntado se ler o jornal ajuda o cérebro.

Por que a simples leitura faria uma coisa dessas?

Para chegar na resposta, suponha que você seja responsável por uma banda. Ou por um grupo folclórico. Por um negócio, mesmo.

A primeira coisa que você precisa fazer é entrosar os membros entre si. Cada integrante precisa ter seu instrumento afinado ou harmonizar as suas habilidades com as dos demais. Do contrário, o resultado é improdutivo. Os integrantes devem fazer o seu tema de casa. Deixar tudo pronto para a performance.

A mesma coisa ocorre quando você lê o jornal. Primeiro, uma área X no cérebro assimila o assunto. Depois, a área Y busca saber “o que tem isso a ver com a minha vida?” Dependendo do resultado do processamento, o passo Z será uma mudança de opinião ou de atitude – ou nenhuma.

Parece simples, mas não é.

Normalmente, o jornal traz várias matérias. As pessoas estabelecem uma ligação entre determinado assunto e o seu modo de pensar. Se o tema não tem impacto sobre nossa vida, não faz sentido perder tempo com ele. Buscamos aqueles que comunicam algo.

As pessoas são diferentes e possuem interesses distintos. Por isso, em sua edição o jornal traz múltiplas matérias.

E fazer essa ligação tem impacto direto sobre o cérebro.

Digamos que você deseja preparar um fettuccine com um daqueles molhos fabulosos, al pesto. Perfeito, as engrenagens do cérebro vão resolver esse problema para você. As áreas do conhecimento e as que resolvem problemas farão a janta.

Ler o jornal é uma forma de desenvolver engrenagens para resolver problemas.

Mas há mais do que isso.

Estudo publicado na prestigiosa revista científica Neurology indica que se fizermos isso, especialmente na idade dos sessenta anos ou mais, estaremos adiando a chegada do que os neurologistas chamam de perda cognitiva – o travamento da capacidade de resolver problemas.

É possível também, que determinada matéria faça você rir. Ótimo, rir ativa o sistema imune e pode afastar uma gripe se aproximando.

Em algumas pessoas, ler o jornal à noite propicia relaxamento e conduz a uma noite de sono perfeita.

Pode haver algo melhor para o cérebro do que resolver problemas, ativar o bom humor e dormir bem?

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir