Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto divulgação

2 de dezembro de 2022

Lagoa dos Três Cantos vai manter escola Dona Leopoldina aberta

Por Helaine Gnoatto Zart / A Folha

O envolvimento da comunidade escolar garantiu que o Conselho Municipal da Educação reconsiderasse a decisão de encerrar as atividades da Escola Municipal Dona Leopoldina, da localidade de Linha Glória. O pedido de paralisação das atividades foi iniciativa da Secretaria Municipal da Educação. A escola oferece ensino de pré-escolar nível A e B (4 e 5 anos) e ensino fundamental de 1º ao 5º ano.

A decisão foi embasada em parecer técnico de quatro páginas foi tomada no dia 1º de dezembro e comunicada ao Conselho de Pais e Mestres na manhã de hoje. O prefeito Sérgio Lasch convocou a imprensa para dar a notícia em coletiva realizada na prefeitura de Lagoa dos Três Cantos às 14h desta sexta-feira.

A administração municipal vai manter as atividades do educandário pelo menos até 20 de julho de 2023, quando uma nova avaliação será realizada.

O Conselho levou em consideração a queda do número de alunos, pouca socialização, e o que considerou “baixo rendimento escolar das turmas multisseriadas”, além do custo por aluno comparado com as duas escolas da sede municipal e o princípio da economicidade. Também considerou que o Plano Municipal de Educação deve buscar reduzir as diferenças entre os índices de aprendizado e que os alunos não ficariam sem escola, seriam remanejados.

Em atenção à manifestação da comunidade de Linha Glória pelo estudo de uma nova viabilidade de manutenção da escola em funcionamento, o Conselho Municipal da Educação concluiu, entre diversos apontamentos, que seja ofertado aulas de reforço aos alunos, na sede do município; que não sejam aceitas matrículas novas em turmas que hoje não têm alunos; que sejam conversado com os pais de alunos que sejam únicos em turmas para serem encaminhados às escolas da sede; que deverá ser substituído ou remanejado o quadro de profissionais da escola em função do rendimento escolar.

Na questão financeira, a escola passará a funcionar no turno único da manhã e à tarde apenas para as oficinas organizadas pela Secretaria de Educação; o cargo de direção será acumulado por uma professora regente; o professor terá assessoria pedagógica e que, a escola deverá ter, durante todo o período letivo, um número mínimo de 10 alunos. No momento a escola conta com 12 alunos matriculados, com possibilidade de novos ingressos.

Ao final, o Conselho composto por sete membros e presidido por Ires Fath, exigiu que todas as determinações sejam cumpridas pela comunidade escolar, em detrimento do parecer unânime pelo encerramento das atividades.

O CPM considerou que houve um avanço e que algumas das reivindicações foram atendidas, motivo pelo qual aceitam a decisão e vão cuidar para que a escola receba a atenção pedagógica necessária para que os alunos melhorem seu desempenho, cuja responsabilidade é mútua entre Secretaria, Escola e Família.

Comunidade reunida pediu que prefeitura mantenha a escola Dona Leopoldina funcionando

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir