Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

4 de dezembro de 2022

A árvore que deixou de ser linda

Era final de tarde de um dia de primavera e eu resolvi dar uma caminhada para respirar um pouco de ar puro. A vida agitada consumia boa parte das horas do meu dia, então decidi fugir um pouco da rotina. Me dei conta de que eu estava submerso nos meus compromissos e alheio a qualquer outra coisa. Saí com o intuito de observar cada mínimo detalhe que aparecesse no meu caminho.

Tênis para praticar exercícios. Eu olhava pra eles e pensava em quanto tempo eles estavam comigo, se tivesse que comprar outro seria um gasto extra. Meu celular estava no bolso e a cada minuto vibrava com uma notificação, aquilo me consumia em estresse, coloquei no silencioso e pensei, respire fundo, foco na missão. Eu deveria caminhar mais rápido se isso fosse a prática de um exercício. Já estou com sede e esqueci a garrafa de água.

Em meio a tanto pensamento, percebi que estava difícil de aliviar meu estresse. Respirei fundo novamente. Comecei a analisar o mundo ao meu redor. Eu já estava me sentindo melhor e mais observador, parecia estar dando certo, o ar fresquinho do final da tarde parecia estar oxigenando a minha mente.

A cada passo eu observava, analisava e emitia um pensamento. Quantos carros e que vida agitada nessa cidade. Mesmo assim eu conseguia ouvir o canto dos pássaros naquele final de tarde. Os pássaros tinham o dom de tornar especial o fim do dia. Eu observava as pessoas, todos os tipos, altas, baixas, umas mais atléticas, outras visivelmente mais sedentárias. Parei para comprar água em uma tenda e fui sentar embaixo de uma grande árvore.

Bebi a água rapidamente e percebi que ali havia uma idosa sentada também. Comentei com ela: - Que linda árvore, não é mesmo? Faz uma ótima sombra e ainda embeleza a cidade.    Para o meu espanto a senhora respondeu: - Não faça isso com ela! E virando o rosto para a árvore, encostou a mão no seu tronco.

Eu fiquei curioso e pensativo, não entendi o que ela estava falando. Decidi compreender:

-Mas eu não fiz nada com ela. Apenas comentei sobre o quanto é linda!

-É isso o que as pessoas fazem. Submetem tudo à sua opinião e ao seu julgamento. Se você pudesse apenas sentir a presença dela, saberia que ela apenas é. Quando você a chama de linda, está sugerindo que outras árvores talvez não sejam, além disso você atribuiu utilidade a ela. Falou sobre a sua capacidade em fazer sombra, como se sua função fosse nos servir. Ela apenas é. Não existe para nós. Existe como nós.

Compreendi. Encostei no tronco da árvore também e apenas a senti.

A senhora sorriu olhando para o horizonte e concluiu:

-Não busque a verdade. Apenas viva. Deixe de lado a identificação com a mente. Assim, o que existe emergirá por si mesmo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir