Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

9 de dezembro de 2022

Guardiões da Nascente farão atividade de encerramento anual

POr Redação A Folha

O Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente irá realizar no dia 17 de dezembro o encerramento de suas atividades. A presidente, Daniela Schneider conta que será um momento em família e pede que seja levado um prato de doce ou salgado, por família.

A festividade será na sede do grupo. Daniela reforça ainda que todos que tenham interesse em conhecer mais sobre as atividades podem comparecer.

Os Guardiões

O Grupo há 38 anos vem fazendo a diferença na sociedade Não-Me-Toquense. Alguns dos valores transmitidos aos jovens são honra, civismo, liderança, companheirismo, respeito, igualdade, honestidade entre outros, através do aprender fazendo, da vida em equipe ou das atividades atrativas e variadas ao ar livre, tornando-os cidadãos engajados em construir um mundo mais justo e fraterno.

A entidade social não possui fins lucrativos, conta hoje com 15 adultos voluntários, e atende cerca de 60 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, divididos entre os ramos lobinho, escoteiro e sênior.

Durante a pandemia as atividades ficaram suspensas e a sede do grupo foi invadida, danificada e teve materiais furtados e depredados. Por isso o ano de 2022 está sendo desafiador, mas também de muitas conquistas.

Progressoões e desafios

Além das atividades semanais, acampamentos, e distinções recebidas pelos chefes e jovens em reconhecimento pela progressão, merecem destaque a participação do Grupo na 7ª Corrida de Orientação em Carazinho, a conquista do nível diamante (ramo escoteiro) e ouro (ramo lobinho) no desafio Jota-Joti Brasil, uma das maiores atividades escoteiras do mundo, a Expansão Escoteira para formação dos adultos voluntários, a participação na Semana da Pátria, na Expo Não-Me-Toque/RS e na campanha do Cartaz da Paz promovida pelo Lions Clube.

Neste ano também houve a progressão de alguns escoteiros para o ramo Sênior, denominada Tropa Xingu, que conquistou através da Patrulha Karipuna o primeiro lugar no VIII Desafio Sênior Haway / III Desafio Pioneiro na cidade de Santo Cristo- RS, nos dias 22 e 23 de outubro.

Yohana Coradin relata sua relação com o escotismo.

—Foi uma atividade muito marcante para nós jovens, pois mesmo depois de 2 anos parados por consequência da pandemia e dos 2 furtos com destruição de bens na sede escoteira, retornamos este ano com grandes dificuldades por falta de materiais e a infraestrutura danificada, mas a vontade de fazer a diferença sempre fala mais alto em nossos corações. Nos organizamos e conseguimos materiais doados de vários estabelecimentos de Não Me Toque e fomos para Santo Cristo. Lá tivemos muitas atividades como tirolesa na cachoeira, jangadagem, pista de obstáculos com água e barro, cabo de guerra e várias outras, todas contando pontos. Nosso grupo se empenhou ao máximo e por mérito conquistamos o 1° Lugar no Desafio.

A Tropa Xingu retornou de Santo Cristo com outros Desafios já em mente, já estando confirmada a participação no XIII Desafio Sênior / XI Desafio Pioneiro, nos dias 26 e 27 de novembro na cidade de Porto Alegre RS, onde representarão o município.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir