Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

16 de dezembro de 2022

Verão 2023 vai começar com La Ninã e seus impactos na chuva

O ano vai terminar sob a influência do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, assim como a equipe da MetSul Meteorologia projetou ao longo dos últimos meses. O resfriamento das águas do Pacífico traz mais um começo de verão climático com estiagem em parte do Rio Grande do Sul e a cultura do milho, tal como se alertava desde o inverno iria ocorrer neste fim de ano, começa a ter quebra de safra.
De acordo com o último boletim da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, a anomalia de temperatura da superfície do mar era de -1,0ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central, que é usada para definir se há El Niño ou La Niña. O valor está na faixa de moderada intensidade de -1,0ºC a -1,4ºC.
Por outro lado, a região Niño 1+2, perto das costas do Equador e do Peru, que costuma impactar as precipitações mais no verão e a temperatura no Sul do Brasil em qualquer época do ano, que chegou a ter uma anomalia de -2,0ºC em outubro, está com -0,7ºC, valor na faixa de fraca intensidade.
CRESCE CHANCE DE EL NIÑO EM 2023

Conforme a última projeção da Universidade de Colúmbia, em parceria com a NOAA, para o trimestre de verão, de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, as probabilidades são de 77% de La Niña e 23% de neutralidade, o que é pouco conforto para o produtor rural que já sofre com estiagem ou enxerga o déficit hídrico aumentar em sua propriedade.

No trimestre de janeiro a março, importante para a cultura de soja, as probabilidades são de 50% de La Niña e 50% de neutralidade. Por sua vez, no trimestre de fevereiro a abril, quando do começo da colheita da safra de verão, a estimativa atual é de 26% de probabilidade de La Niña e 71% de neutralidade.

TAGS: La Niña, calor

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir