Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto divulgação Hospital Notre Dame São Sebastião

4 de janeiro de 2023

Hospital Notre Dame São Sebastião registra 379 nascimentos em 2022

Foto divulgação Hospital Notre Dame São Sebastião

O Hospital Notre Dame São Sebastião registrou 379 nascimentos no ano de 2022. Além de Espumoso, o hospital é referência para os municípios de Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Tunas, Lagoão, Campos Borges, Jacuizinho e Alto Alegre.

Para a coordenadora assistencial do Hospital Notre Dame São Sebastião, Kátia Muller, o número é considerado positivo.

—Pelo número de municípios que atendemos, é um número bem considerável, tendo por base a taxa de natalidade do país. É um número expressivo para o tamanho da nossa região. Tivemos um pouco mais de um nascimento/dia—, ponderou.

Do total de nascimentos, 300 foram cesáreas e 79 partos normais. Para 2023, o hospital quer seguir trabalhando para fortalecer a prática do parto normal, tão indicado pelos profissionais da saúde.

—Nos Encontros de Gestantes que realizamos, conversamos com as mães e priorizamos o parto normal. Falamos nos benefícios para a mãe e para o bebê, tiramos as dúvidas das gestantes, mas esse é um trabalho constante que deve ser realizado desde a primeira consulta do pré-natal—, ressaltou a enfermeira obstetra do Hospital Notre Dame São Sebastião, Eliane Barbosa.

Benefícios do parto normal

O parto normal traz inúmeros benefícios para a mãe. Reduz o tempo de internação hospitalar, reduz o tempo de recuperação no puerpério, tem dor reduzida após o parto, ausência de cicatriz abdominal e menor chance de infecções.

Já para o bebê, existem os benefícios do ponto de vista respiratório. A microbiota presente na flora vaginal da mãe também auxilia no desenvolvimento do sistema imune do bebê. Além disso, no parto normal geralmente é possível deixar o bebê por um tempo maior perto da mãe, o leite desce mais rápido e o aleitamento exclusivo fica mais fácil.

Além disso, o parto normal favorece o vínculo entre o bebê e a mãe, pois permite interação “pele a pele” imediatamente após o nascimento.

Por Assessoria de Comunicação HNDSS
https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir