Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

9 de janeiro de 2023

Após invasão em Brasília Lula se reúne com Fórum dos Governadores

Por Redação A Folha
Lula irá se reúnir com os governadores Foto: agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta segunda-feira (9) com o Fórum de Governadores. O pedido de reunião com Lula foi feito ontem à noite.

—O Fórum dos Governadores se reuniu agora à noite e reafirma indignação e repúdio veementes diante dos atos golpistas, terroristas ocorridos em Brasília que afrontam a nossa Constituição, expressa toda a solidariedade e o apoio às medidas tomadas pelo presidente Lula, os demais chefes de Poderes e reafirma seu compromisso em defesa das instituições, colocando à disposição as forças de segurança nos estados para somar no restabelecimento da ordem e da paz—, disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) pelo Twitter.

Ainda segundo a governadora, o pedido de reunião incluiu os ministérios competentes e os demais Poderes.

—A hora é de se unir em defesa da democracia—, ressaltou.

A agenda do presidente, nesta segunda-feira, começa às 9h com reunião no Palácio do Planalto com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. À tarde constam na agenda de Lula telefonemas do primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que devem prestar solidariedade a Lula.

Invasão em Brasília

O domingo ficou (8) foi marcado por invasões de manifestantes pró-Bolsonaro em Brasília, o primeiro prédio a ser invadido foi do Congresso.

Além do Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto foram tomados pelos manifestantes.

Depredações

Durante as manifestações a porta com a identifcação do Ministro Alexandre de Morães
Foto: Divulgação

Durante os atos dos manifestantes vídeos, circularam na internet e nos noticiários, mostrando os estragos feitos nos prédios pelos radicais. Entre eles, a porta da sala do ministro do STF, Alexandre de Moraes, devidamente identificado com seu nome.

Prisões

Até as 23h de domingo (8), já haviam sido detidos cerca de 300 manifestantes. Estes deverão passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (9).

O interventor de segurança escolhido pelo presidente Lula, Ricardo Cappelli, afirmou que ninguém ficará impune.

— Estou em campo, andando no asfalto, comandando pessoalmente as forças de segurança, cumprindo a missão que recebi do presidente da República. Ninguém ficará impune. O Estado Democrático de Direito não será emparedado por criminosos—, afirmou Cappelli em suas redes sociais.

Os locais passarão por perícia para averiguação dos estragos.

Informações: Agência Brasil e CNN Brasil
Fotos: CNN
https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir