Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Imagem retirada das redes socais

10 de janeiro de 2023

1200 Manifestantes estão detidos em Ginásio de esportes em Brasília

Imagem retirada das redes socais

De acordo com o Ministério da Justiça, 1.200 pessoas foram levadas ao ginásio da Academia da Polícia Federal, em Brasília, depois da desmobilização do QG. Os manifestantes serão identificados e passarão por triagem para identificar os envolvidos na depredação dos prédios públicos dos Três Poderes. No domingo (8.jan.2023), 300 pessoas foram detidas em flagrante. Destas, 209 estão presas.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, os manifestantes detidos no ginásio aparecem cantando músicas cristãs e gravando vídeos com celulares.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta terça (10) que as instituições punirão "todos os responsáveis" pelos atos de “terrorismo” deflagrados na Esplanada dos Ministérios, no último domingo (8), por uma minoria de bolsonaristas radicais.

"Dentro da legalidade, as instituições irão punir todos os responsáveis, todos. Aqueles que praticaram os atos, aqueles que planejaram os atos, aqueles que financiaram os atos e aqueles que incentivaram, por ação ou omissão. Porque a democracia irá prevalecer", declarou Moraes.

Moraes deu a declaração em um discurso breve na solenidade de posse do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O ministro classificou a PF como um "órgão competentíssimo que, ano após ano, vem ganhando o respeito da população".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu na noite desta segunda-feira (9) com governadores ou vices dos 26 estados e do Distrito Federal. O encontro ocorre um dia após os atos de vandalismos que resultaram na depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Câmara dos Deputados atualizou a lista de danos materiais causados pelos manifestantes que invadiram o prédio no último domingo (08). A atualização foi feita na manhã desta terça-feira (10). Danos passam de R$ 3 milhões.

Foto Evaristo SA / AFP

Invasão e depredação

Centenas de manifestantes que protestavam contra os resultados das eleições de 2022 furaram os bloqueios da segurança e invadiram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo, 8. As sedes dos Três Poderes – Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto – foram invadidas e depredadas pelos protestantes, que pedem a saída e prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), questionam a segurança das urnas eletrônicas e do chamado “código fonte” do sistema eleitoral e clamam, até mesmo, por uma intervenção militar.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os manifestantes subindo a rampa do Congresso sob gritos de “o Brasil é nosso” e, na sequência, dando início aos atos de vandalismo e destruição dos prédios públicos. “Quebra tudo, gente, quebra tudo”, gritam manifestantes em gravações no plenário do Supremo. Nas imagens, é possível ver gavetas sendo reviradas, papéis sendo picados e espalhados e vidraças quebradas. Toda a faixada do Congresso e da Suprema Corte foi destruída.
Um manifestante chegou a retirar a porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e levar para fora do prédio. Outro registro mostra pessoas invadindo o plenário do Senado Federal e fazendo parte do local de “escorregador”.
A manifestação que durou mais de dois meses havia sido ordeira até este domingo. Os patriotas acusam infiltrados no movimento como autores das depredações.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir