Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

15 de janeiro de 2023

Ano novo, lista nova

Primeiros dias das férias de Mariana em um início de ano que começava com muitos planos. Ela acordou cedo naquele dia, tomou um banho e pegou a lista dos desejos do ano novo para reler enquanto tomava o café da manhã sem pressa. A jovem de quase 30 anos estava aguardando há meses pelo seu período de férias e pensava consigo mesma que quem definiu um ano com 12 meses e 365 dias sabia muito bem a medida exata do desgaste físico e mental.

Como acontecia todos os anos, Mariana estava com seu planejamento em dia. As férias estavam definidas e os planos para o ano novo estavam em mãos. Café da manhã com uma fruta, ovos mexidos e uma fatia de pão integral: Check. A alimentação saudável e o início de uma atividade física aeróbica estavam na sua lista. Lista esta que não aliviava em nada a rotina do ano que se iniciava e que exigia empenho e determinação em cada um dos seus itens, que iam desde alimentação saudável e corrida até a economia de R$600,00 a cada mês.

Foi no instante em que ela calçava os tênis de corrida que ouviu um barulho estranho que vinha da cozinha. Um cano acabara de estourar e o vazamento já estava deixando boa parte do chão alagado. Ela correu naquele dia, mas para fechar o registro que estava emperrado. Percebendo que não tinha força para desligar a água, pediu ajuda a um vizinho, que demorou cerca de 5 minutos até abrir a porta. Registro fechado e muita água para secar no chão da casa. O vizinho deu a ela o número de um encanador. Ao fazer a ligação ela descobriu que ele voltava das férias apenas no dia seguinte. Mariana já pensou nos planos do almoço que iam por água à baixo, assim como a sua corrida matinal. Vendo a frustração da jovem, o vizinho a convidou para almoçar com ele e a família naquele dia. Ela pensou mil vezes em recusar, mas decidiu aceitar o convite e após secar toda a casa se dirigiu a casa dos vizinhos completamente envergonhada.

O horário do almoço revelou muitas surpresas. Ela descobriu que tinha além de vizinhos, ótimas pessoas que moravam ao seu lado, Mariana também descobriu através da sua vizinha, que era professora, que a universidade estava disponibilizando bolsa de estudos de 50% para o curso que ela sempre quis fazer. Aquilo a deixou muito empolgada e quando voltou para casa pegou novamente a sua lista de desejo do ano novo.

Lendo sua lista metódica, Mariana percebeu que não tinha corrido no horário programado, não tinha cozinhado vegetais no almoço, e ao invés disso almoçara um delicioso macarrão, que ia de encontro ao item: Excluir massas do cardápio. Mas principalmente, a jovem percebeu que não iria economizar R$600,00 reais a cada mês, por que tinha agora outros planos para esse dinheiro: Seu sonhado curso universitário que tinha ficado fora da lista de desejos.

Algo na sua intuição aparecia naquele momento. E se o cano não tivesse estourado? E se ela não tivesse aceitado o convite para o almoço? E se a vida tivesse colaborado com o seu planejamento? Sua intuição dizia que mais importante do que uma lista de desejos é o desejo de viver plenamente. É o desejo de estar presente, atento para não deixar escapar nenhuma oportunidade. Devemos compreender que a vida tem diversas formas de nos mostrar o caminho, e algumas dessas formas podem vir até disfarçadas de problemas.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir