Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de janeiro de 2023

Conselho Universitário aprova cotas para os Programas de Pós-Graduação da UFRGS

Foi aprovado pelo plenário do Conselho Universitário (Consun), o Programa de Ações Afirmativas para a Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização e Residência Profissional ou Multiprofissional em Saúde) da UFRGS. A medida engloba os processos de seleção, ingresso e permanência de estudantes de grupos histórica e socialmente discriminados na sociedade brasileira: pessoas pretas e pardas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas travestis e transexuais, pessoas refugiadas ou pessoas com visto humanitário e migrantes em condições de vulnerabilidade social.

Objetivos - O Programa de Ações Afirmativas para a Pós-Graduação tem como propósitos: assegurar a igualdade de oportunidades e promover a diversidade étnico-racial, social e de gênero no ambiente universitário; desenvolver ações e políticas visando garantir a permanência na Universidade de estudantes pertencentes a esses grupos, estabelecendo condições adequadas de manutenção e orientação para o desenvolvimento e aprimoramento acadêmico-pedagógico; apoiar estudantes, docentes e técnicos administrativos para que promovam, nos diferentes âmbitos da vida universitária, a educação das relações interpessoais e étnico-raciais e de acessibilidade.

—A pós-graduação da UFRGS tem neste 13 de janeiro de 2023 um dia para a história institucional. Foi aprovada por unanimidade, no Conselho Universitário, a Resolução que instala e regra, de forma oficial, o ingresso nas pós-graduações através do Programa de Ações Afirmativas, permitindo a seleção, o ingresso e a permanência de alunos de grupos socialmente discriminados na sociedade brasileira—, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRGS Júlio Otávio Jardim Barcellos.

Medida tem aplicação imediata

A resolução prevê uma reserva de vaga de no mínimo 30%, e a aplicação é imediata em qualquer processo seletivo que envolva pós-graduação. Para o pró-reitor, trata-se de um marco ímpar na pós-graduação no país, pelo fato de a UFRGS ser uma das universidades que reúne um elevado número de programas de pós-graduação, sendo a maior parte de excelência.

—Além disso, é a primeira universidade federal a implementar esse sistema de Ações Afirmativas em seus cursos de Especialização—, salientou o dirigente.

Ainda conforme o professor Júlio, esse tema vinha sendo discutido desde 2016.

—Em 2020, assumimos a condução dos trabalhos, constituindo um Grupo de Trabalho representativo na Universidade. Realizamos várias reuniões com convidados de outras instituições, incluindo o Ministério Público Federal, promovemos quatro grandes seminários com pessoas que são referência na área da inclusão e em ações afirmativas, e conseguimos finalizar uma proposta de Resolução—, relatou.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH
Informações: Ascom UFRGS

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir