Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

18 de janeiro de 2023

Trabalhador se intoxica ao realizar atividade em cisterna em Não-Me-Toque

Por Redação A Folha
A cisterna possui cerca de 3 metros de profundidade

A A Associação de Bombeiros Voluntários atendeu um chamado critico no fim da tarde de terça-feira (17). Um homem, trabalhava com impermeabilização em uma cisterna com cerca de 3 metros de profundidade quando se intoxicou com o produto.

O produto usado possui uma composição pesada. Tanto o liquido quanto os vapores por ele produzido são inflamáveis, no caso de penetração nas vias aéreas,  pode ser fatal devido a sua nocividade.

O trabalhador, ao ter contato com esses vapores teve uma forte intoxicação.  No momento do resgate, ele estava vomitando e desorientado ao ponto de não conseguir identificar-se.

Ele foi encaminhado ao hospital Alto Jacuí, ele permanece em observação e nesta manhã o quadro dele é estável. O caso foi registrado na rua Padre Valentim Rumpel, no centro.

Conversamos com o engenheiro de Segurança no Trabalho e especialista em Trabalhos de Risco em Altura e Espaços Confinados, Nilton Scalco sobre as orientações nesse tipo de trabalho realizado pela vítima.

— Sim, trabalhos em espaços confinados requerem cuidados especiais e a depender do trabalho, complexidade de acesso e atividade a ser realizada com solda, impermeabilização, limpeza dentre outras.

Nilton, explicou quais precauções devem ser tomadas:

- NR 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho) exigem para trabalhos em espaços confinados que os executores possuam

O produto possuí uma composição nociva ao ser humano

treinamento mínimo de 16hs. Seja supervisionado por responsável Técnico também treinado para atividade;

- Condições mínimas de segurança como EPI's e equipamentos de resgate destinados a atividades determinados em APR (análise Preliminar de Riscos), uso de capacete;

- Neste caso, equipamentos mínimos como máscara para produtos químicos (vapores orgânicos), óculos de proteção, cinto de segurança, botinas e luvas seriam necessários além de um sistema de ventilação eficiente.

Nilton ainda explica, que para esse tipo de trabalho o ideal é sempre a presença de no mínimo dois profissionais.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir