Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

20 de janeiro de 2023

32 anos de experiência em farmácia

Por Redação  A Folha
Para Irmã Maria Helena a maior satisfação do seu trbalho é receber o retorno do paciente Foto: Amélia Freitas | A Folha

Hoje é comemorado o dia do farmacêutico e para conhecer mais sobre esses profissionais conversamos com Irmã Maria Helena Kumpfer.

Maria Helena é farmacêutica bioquímica responsável pela Farmácia Santa Julia, um dos empreendimentos de referência no setor, em especial com a manipulação de medicamentos.

Da agricultura ao noviciado

Filha de agricultores, até os 16 anos trabalhou com a família no interior, ajudando nos afazeres e no cuidado dos irmãos.

—Somente após 16 anos pude sair de casa, pois meus pais tinham uma estrutura melhor e me liberaram. Até então eu tinha interrompido meus estudos e retomei a partir dali—, conta Maria Helena.

Com a inteligência e a boa educação, não sentiu dificuldades de prosseguir. Ela precisou interromper os estudos em mais duas ocasiões, uma devido ao início do noviciado e outra por problemas de saúde.

O amor pelo resultado humano

Antes de encontrar sua vocação na farmácia, Maria Helena fez o Magistério, chegando a estagiar no setor. Ela sempre sonhou em atuar na área de saúde.

—Durante o noviciado fiz um estágio no hospital em Espumoso e ali me identifiquei, obtive facilidade em aprender e pegar a prática—, recorda Maria Helena.

Após seu estágio no magistério, teve a oportunidade de fazer uma experiência na farmácia hospitalar e, no mesmo ano, começou a se preparar para o vestibular.

—Fiz o vestibular e ingressei na Universidade Católica de Pelotas, foram três anos de curso de farmácia e depois fiz um ano de especialização na área bioquímica—, conta a farmacêutica.

A personalização dos produtos

Para Maria Helena, trabalhar com manipulação de produtos é poder personalizar de acordo com a necessidade e particularidade de cada cliente.

Com a manipulação de produtos ba farmácia e o cuidado em cada etapa, Irmã Maria Helena transformou o local em referência no setor Foto: Helaine Gnoatto Zart | A Folha

—Nas férias, comecei a montar meu laboratório dentro do hospital, fiz algumas práticas e quando me formei, em 1991, comecei a produzir e vender cremes—, na época era permitido que as farmácias hospitalares comercializassem produtos relembra.

Em 1996, ocorreu a abertura da Farmácia Santa Júlia, em anexo ao hospital. Foi a partir dali que tudo começou a se desenvolver. Empenhada com inovação e qualidade, Irmã Maria Helena transformou a Farmácia Santa Júlia em uma referência no setor, mas sempre com investimento em formação, tanto pessoal quanto da equipe, e em equipamentos de qualidade.

O avanço foi tamanho que a farmácia precisou de um lugar com espaço amplo para acomodar o laboratório e os produtos comercializados. Ao longo de sua carreira, o que mais marca para ela é o resultado do trabalho.

— As pessoas que você atende e orienta te trazem um retorno. Não há nada mais satisfatório do que você ajudar um paciente—, fala Irmã Maria Helena.

Com uma longa carreira e muita experiência, Irmã Maria Helena nunca deixou de lado o estudo, ela está sempre buscando atualização, especialização e cursos sobre a área.

Hoje, ela se dedica ao desenvolvimento do laboratório, ao cuidado com os produtos que coloca na farmácia e atende como assistente farmacêutica.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir