Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

20 de janeiro de 2023

Grupo reflexivo para adolescentes busca abordar as fragilidades e vulnerabilidades vividas no cotidiano

Por Redação A Folha

O Centro de Referência Assistência Social Especializada (Creas) trabalha com situações de violação de direitos, desde crianças até idosos, com estratégias de enfrentamento e prevenção, uma dessas ações é o Grupo Reflexivo para adolescentes, que busca trabalhar de forma dinâmica com esses indivíduos, muitas vezes, vindos de situação de vulnerabilidade, seja estrutural, mental, social ou familiar.

O grupo é destinado a adolescentes de 13 a 17 anos, as reuniões são quinzenais e conta com oito integrantes, a coordenadora do Creas, Vivian Vanzim, explica que a grande maioria vem por meio de encaminhamento do judiciário.

—Trabalhamos nesses grupos várias temáticas, no início, em outubro, perguntamos o que eles gostariam de trabalhar e conversar, entre os temas apresentados, o primeiro tema escolhido por eles foram família. Então começamos a trabalhar os conflitos existentes no meio familiar, a construção familiar, como reconhecer nas pessoas do nosso dia a dia como sendo elas uma família, as mudanças no modelo familiar, a grande presença da família monoparental feminina, em que a mulher assume por falta do companheiro —, entre diversas outras temáticas, relatou Vivian.

Isolamento digital

O uso excessivo das mídias no meio familiar vem reforçar ainda mais o distanciamento, o isolamento e a dificuldade de interação dentro do próprio lar e, consequentemente, o acometimento de algumas doenças psicológicas.

—Estamos substituindo nosso relacionamento familiar pela colocação das tecnologias para dar conta, para suprir necessidades que não conseguimos atingir—, pondera a coordenadora.

Os temas são abordados de forma dinâmica. Em uma das ocasiões, os adolescentes preparam crepes e levaram a receita para adaptar e fazer em família.

Família esta que também recebe atenção, pois não basta apenas trabalhar com o adolescente. O responsável dele também participa de reuniões especificas, onde a adolescência é abordada para melhorar o relacionamento.

Creas realiza 514 atendimentos

Muitos dos indivíduos atendidos pelo Creas demandam de relatórios. Ao longo de 2022, a equipe produziu cerca de 140 relatórios. Além disso, os profissionais realizam diversas outras ações de enfrentamento.

Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes:  estratégia montada em maio com alunos da rede municipal, privada e Apae, atingiu 1.500 estudantes.

Agosto Lilás — Violência doméstica: o mês dedicado ao combate de uma das violências que mais cresce na cidade contou com diversas ações, com participação de 4.200 pessoas diretamente.

Em todo ano, foram 514 atendimentos especializado pelo Creas, sempre com apoio da rede, pois muitas vezes o usuário é o mesmo, por isso a integração, saúde, educação, Conselho Tutelar e força policial é necessária.

O ano encerrou com o atendimento de 197 demandas na entidade, como se pode ver no quadro abaixo.

Essas estratégias seguem ao longo desse ano, além de diversas outras que serão implantadas ao longo de 2023.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir