Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: PREFEITURA DE VALE VERDE/DIVULGAÇÃO/JC

23 de janeiro de 2023

Famurs ressalta a necessidade de celeridade nas demandas relacionadas a estiagem

Por Redação A Folha

Até o início da tarde de segunda-feira (23), 163 municípios declararam situação de emergência junto ao Sistema Integrado de Informações sobre desastres (S2ID), do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil.

A tendência é que esse número aumente, segundo o presidente da Federação das Associações dos Munícipios, Paulinho Salermo a entidade atua como intermediária entre os municípios e os órgãos estaduais e federais, na busca por possíveis recursos para reduzir os efeitos da estiagem.

De acordo com ele, há também um acompanhamento para “cobrar ao governo ações que possam impactar as comunidades”. Alguns avanços importantes estão acontecendo, como o pedido de prioridade para a construção de microaçudes por parte do governo estadual, ainda no início do período de estiagem. Somente no programa Avançar, para redução dos impactos da seca, o investimento estadual é de R$ 320 milhões, dos quais parte do valor foi executada em 2022 e o restante será neste ano.

Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios, estimasse que entre 2020 e 2022 a estiagem causou um prejuízo de R$ 42 bilhões.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH
Informações: Correio do Povo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir