Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

23 de janeiro de 2023

Primeira condenação na Operação Carreteiro

Por Redação A Folha

Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a primeira condenação nos crimes praticados na Terra Indígena Carreteiro, em Água Santa (outubro de 2019 a meados de 2020).

A Justiça Federal, em Passo Fundo, condenou um indígena acusado de porte ilegal de arma de fogo há três anos de reclusão mais uma multa de valor não informado.

O homem condenado vivia nas terras indígenas e já havia sido preso em 2020 durante o cumprimento de medida de prisão preventiva dentro da operação. Em sua residência, a polícia encontrou duas armas (uma espingarda calibre 32 e um revólver com mesmo calibre, ambas com numeração suprimida) além de munições.

Os conflitos pelo cacicado motivaram a Operação Carreteiro, resultando em 10 ações penais, duas pelo crime de milícia e oito por posse ilegal de arma.

O conflito na terra indígena

O início das tensões teve começou após a renúncia do cacique, em outubro de 2019. Ele atuou por 15 anos, mas foi afastado por problemas relacionados as divisas das terras.

Então deu-se inicio a disputa pelo cargo, uma série de conflitos por grupos que tentavam assumir o posto, expulsão de famílias além de crimes como tentativa de homicídio, lesão corporal, incêndios e diversos outros.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH
Informações: Jornal O Nacional
Foto: Arquivo ON

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir