Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

24 de janeiro de 2023

Consignado tem reajuste após aumento do benefício do INSS

Por Redação A Folha

Nesta terça-feira (24) o INSS começa a pagar o aumento de aposentadorias e pensões, esta ação aumenta o limite para o crédito consignado. O reajuste de 7,43% eleva o salário para R$ 1.302,00.

Atualmente a margem é de 35% para crédito consignado, 5% para cartão consignado e 5% para cartão de benefício.  Com o novo valor salarial os valores que podem ser comprometidos passam a ser R$ 585,9 no total.

Cuidado com o endividamento

A medida permite que até 45% da renda com empréstimo. Isso gera preocupação com o endividamento das famílias.

— O risco maior é para as famílias que já estão hoje com um grau de endividamento e vão comprometer ainda mais, porque vão ser assediadas pelos bancos para fazer uso desse que seria um recurso a mais da disponibilidade da renda, só que eles olham isso como uma nova oportunidade de novo crédito—, alerta Ione Amorim, economista e coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Os beneficiários precisam de cautela para não virar refém do sistema de crédito. Ele se torna um sistema de ciclo, onde o usuário não consegue encerrar, ficando sempre com parte de rendimentos comprometidos pelos empréstimos.

Para quem necessite fazer o consignado, a orientação é para tentar reduzir ao máximo o prazo de pagamento, fazer simulações ter um bom planejamento.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH
Informações: R7

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir