Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

25 de janeiro de 2023

Prova de vida passar a ser incumbência do INSS

Por Redação A Folha

A determinação que passa a responsabilidade da prova de vida ao INSS, foi assinada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante o evento que comemorou os 100 anos da Previdência Social.

A medida funciona da seguinte maneira, o INSS terá 10 meses, contando a partir do aniversário do beneficiário, para provar que ele está vivo. A comprovação será feita por meio de cruzamento de dados e não será mais necessário o assegurado apresentar-se. Caso não consiga nesse período, o segurado recebe mais dois meses. O beneficiado será notificado pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone da central, o 135 e pelos bancos para se identificar e informar o governo.

O ministro informou que a medida evita que idosos com dificuldades físicas precisem sair de casa.

—Por que o cidadão tem que provar que está vivo, e não o INSS? Muitos não têm condições físicas ou quem os leve a um posto ou banco para provar a sua vida.

Mesmo com a desobrigatoriedade, o beneficiário poderá fazer a prova seguindo o método tradicional já realizado. Vale ressaltar, que ele também poderá ser chamado caso o cruzamento de dados não consiga comprovar que está vivo.

https://chat.whatsapp.com/KdGe1lixII3F6TI4g2jDMH
Informações: Rádio Guaíba

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir