Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

28 de janeiro de 2023

Novo Ensino Médio enfrenta dificuldades

Por Redação A Folha

Teresinha Vendrame é vice-diretora no turno da noite

A nova grade curricular do ensino médio entrou em vigor no ano de 2022, mas no Instituto Educacional São Francisco Solano ela está presente desde 2019, isto porque a escola foi escolhida como uma da pilotos para testar o método de ensino. A vice-diretora da noite, Teresinha Luisa Vendrame, explica que hoje a situação está mais “fácil”, pois existem mais recursos e ferramentas para trabalhar nessas disciplinas como os cursos de aperfeiçoamento, mas no começo não havia muita opção, e os professores precisaram buscar.

O método tradicional prevê um estudo segmentado, em que cada disciplina é ministrada de forma independente, separada das demais. O modelo ainda é adotado no ensino fundamental, com poucas alterações. No novo método, essas disciplinas convergem entre si, mas nem tudo são flores. Há dificuldades para professores e alunos. Teresinha explica quais as principais diferenças entre a grade nova e a antiga.

—Nós temos a área das Humanas que engloba geografia, história, filosofia e sociologia; área da Natureza que é física, química, e Linguagens, que compreende português, literatura, inglês e espanhol—, explica a vice-diretora.

Além da alteração nas disciplinas, Teresinha relata que houve uma redução na carga horária e no número de períodos de algumas disciplinas e excesso em outras.

—Na minha opinião, há muita carga horária em alguns itinerários. Por exemplo, ano passado eu ensinava Inovações Empreendedoras, eram quatro períodos, eu acho que dois seriam suficientes, os demais poderiam ser um de geografia, ou um a mais de história, química ou física, que têm apenas um período. Eu me sentia prejudicada por ter um período só de geografia, tinha ocasiões que neste dia havia um feriado. Como eu era professora de Inovações e geografia, muitas vezes eu usava algum período para poder lecionar a disciplina.

Ela ressalta que a seu ver, o modelo possui uma proposta boa e multidisciplinar, mas é necessário ser bem trabalhada e os professores ainda não foram treinados para isso.

Resistência e dificuldade dos alunos

O currículo do ensino médio prevê a multidisciplinariedade, ou seja, instigar os alunos a identificar os conteúdos aprendidos nas mais diferentes áreas, por exemplo, Estatísticas conseguir ver dados matemáticos, geográficos, históricos entre outros. Mas, professores e alunos enfrentam dificuldade em fazer isso, em pensar como um todo e não dentro das caixinhas isoladas.

— Essa forma de ensino teria que começar mais cedo. Outro detalhe, o Enem agora vai começar a mudar, mas ele ainda era formatado no método tradicional—, explica Vendrame.

Um aluno que mudou do 3º ano da manhã (novo Ensino Médio) para o turno da noite e pegou o modelo antigo, teve muitas dificuldades. Ele passou a ter aulas de física, biologia, literatura e outros que até então não tivera, além do conteúdo mais aprofundado nas demais disciplinas.

Formas de avalição

O novo modelo visa avaliar o aluno pelas aptidões que ele possui, dentro dessa convergência disciplinar.

—Mudou um pouco, por exemplo, dentro de um trabalho prático pode ter aluno que zera em matemática, mas fez trabalhos dentro de Inovações Empreendedoras de tirar o chapéu, quando tu vais avaliar, percebe ser algo que ele gosta, compreende e tem conhecimento. Então como tu vais dizer que por ele ido mal em matemática não merece uma boa avaliação? Então nesse ponto, faz ver o aluno de outra forma—, opina a vice-diretora.

A avaliação busca pesar mais as afinidades do aluno com a área em questão, do que o desempenho nas provas. Está não uma realidade única da Escola Solano.

Itinerários diferenciados

A nova metodologia é voltada ao mercado do trabalho e sua definição profissional. Teresinha Vendrame explica que em sua disciplina de Empreendedorismo abordou situações do que é uma MEI, burocracias de abertura entre outros aspectos.

Além desse, os alunos possuem áreas como Legislação Ambiental, Empreendedorismo Social, Direitos Humanos, quatro períodos por semana de Reutilização de Resíduos para geração de renda entre diversos outros. Existe uma tentativa de implantar uma didática mais prática associada à teoria, em detrimento do conteúdo das disciplinas segmentadas.

Grades simultâneas

Por se tratar de uma escola piloto, o Solano contou com duas grades curriculares diferentes. De manhã a nova metodologia, à noite a grade tradicional. A implantação total da nova grade é gradual, ou seja, com a substituição anual, em 2023 o primeiro e o segundo ano noturno já integram o novo método e a expectativa é que em 2024 toda a escola já esteja com a nova grade operando em sua totalidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir