Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

30 de janeiro de 2023

Agenda política agitada nesta semana

Por Redação A Folha

A semana na capital do país deve ser marcada pela posse dos novos parlamentares além de reuniões e discussões. Confira os principais destaques.

Posse e eleições na Câmara

Na quarta-feira (1/2) acontece a posse de 513 deputados eleitos no ano passado, no mesmo dia está marcada a eleição da presidência com mandato de dois anos.

Arthur Lira, (PP-AL), atual ocupante da cadeira é um dos favoritos ao cargo.  O PT cogitou a ideia de lançar alguém para concorrer com ele, devido a sua aliança com o ex-presidente Bolsonaro, mas não foi preciso. Lira, alinhou-se com a bancada petista.

Concorrem contra ele Chico Alencar (PSol-RJ) e Marcel van Hatten (Novo-RS), mas sem grandes chances de vencer.

Senado-novos nomes

O Senado dá posse à um terço de sua composição (27 membros) na quarta-feira (1). Na mesma data ocorre a disputa pela cadeira principal. Concorrem Eduardo Girão (Podemos-CE), Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta a reeleição, e Rogério Marinho (PL-RN).

Os dois nomes com maior peso são Pacheco, apoiado pelo Governo, Marinho maior partido de oposição e a candidatura independente de Girão.

Judiciário

Oficialmente o ano do judiciário inicia no começo de fevereiro. Uma solenidade marca a data. A presidente do STF Rosa Webber, agendou 42 sessões presenciais ao longo do sememestre.

Fim da intervenção

O último dia de janeiro deve marcar o fim da intervenção federal no Distrito. A medida está em vigor desde o dia 8. A segurança volta a ficar a cargo da governadora em exercício, Celina Leão (PP) e do delegado federal, Sandro Avelar,

Lula e o primeiro-ministro alemão

Hoje (30) o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz. Deve ser discutida uma renegociação do acordo comercial firmado em 2019, mas que nunca foi colocado em prática. Sholz também deve anunciar a liberação de recursos para o Fundo Amazônia.

Informações: Rádio Guaíba

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir