Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

31 de janeiro de 2023

Irmãs de Notre Dame entregam à comunidade o itinerário espiritual Caminho de Santa Júlia

Ano após ano, centenas de milhares de romeiros fazem da própria fé a sua força motriz. Colocando-se a caminho do Santuário Nossa Senhora Aparecida, os peregrinos agradecem e rogam à padroeira do Brasil enquanto, em um cortejo que se estende por ruas, avenida e, até mesmo, pela rodovia, percorrem os mais de 7km que separam o templo em ode à santidade da Catedral Metropolitana localizada na área central de Passo Fundo. Uma celebração que transcende os limites do próprio município, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida faz da capital do Planalto Médio, também, um destino turístico.

A partir desta semana, soma-se a ela e a outras festividades religiosas, como a sesquicentenária Romaria de São Miguel, mais uma atração para os afeitos ao turismo de cunho religioso. Trata-se do Caminho de Santa Júlia.

Localizado junto à Casa Santa Cruz – espaço para formações e retiros mantido pelas Irmãs de Notre Dame na Vila Tupinambá -, o itinerário espiritual se estende por 1,3km. Ao ser percorrida pelos fiéis, individualmente ou em grupos, tal distância os convidará à contemplação, à oração e à reflexão, oportunizando um encontro com o bom Deus, por meio do aprofundamento na espiritualidade de Santa Júlia Billiart.

Para tanto, 20 marcos perpassam a trilha, cujo trajeto pode ser completado sob a supervisão de um guia ou com o auxílio de uma publicação elucidadora. Em cada um deles, um símbolo alude à vida daquela que sonhou e, no longínquo 2 de fevereiro de 1804, fundou a Congregação das Irmãs de Notre Dame. Além dele, uma citação, extraída das incontáveis cartas escritas por Júlia, possibilita o entendimento da bondade divina sempre tão exaltada pela santa de origem francesa.

—Percorrendo os marcos fincados na terra, peregrinaremos com Santa Júlia pelos insondáveis mistérios da vida e pela obra de Jesus Cristo—, sintetiza a Superiora da Província da Santa Cruz da congregação religiosa. Irmã Dirce Slaviero ainda salienta que o projeto, sugerido pelo devoto Gustavo Rigon Bonotto, foi concretizado por ocasião do centenário da presença Notre Dame no Brasil.

Por isso, é em meio às festividades alusivas ao jubileu que autoridades eclesiásticas e políticas, além de membros da imprensa e da sociedade, serão impelidas a trilhar o itinerário espiritual. No entardecer desta quinta-feira (2), data tão simbólica para as religiosas, eles serão os primeiros a colocarem-se em oração, caminhando na companhia de trechos da sagrada escritura à medida que reconhecem a fé inabalável daquela que, por milagre operado em terras brasileiras, foi elevada à santidade em 22 de junho de 1969.

Conheça o milagre que levou Júlia Billiart à canonização

Foi em Campos Novos, município situado no oeste catarinense que, em 1950, se deu a cura milagrosa que culminou com a elevação de Júlia Billiart à graça dos altares. Otacílio Ribeiro, um agricultor residente naquela localidade, repousava em um leito hospitalar, acometido por doença em estágio terminal, quando a sua esposa, acompanhada de um grupo de Irmãs de Notre Dame, iniciou uma novena pedindo a intercessão da, então, beata pela sua cura. Já no terceiro dia, Otacílio deu sinais de recuperação. O médico que o assistia atestou, à época, que a cura não teria ocorrido por intermédio da Medicina.

Relíquia da cruz de Jesus

Além do Caminho de Santa Júlia, outra razão faz da Casa Santa Cruz um destino a ser visitado pelos cristãos. Na Capela da Santa Cruz, um dos muitos ambientes disponíveis para que os visitantes e hóspedes da casa de retiros vivenciem a sua espiritualidade, encontra-se uma relíquia da cruz em que Jesus Cristo viveu seus últimos instantes.

Doada às Irmãs de Notre Dame em 1959, por uma família egípcia refugiada em São Paulo, como sinal de gratidão pela acolhida com que sua filha havia sido recebida no Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, a Relíquia do Santo Lenho da Cruz havia sido obtida pelo patriarca, natural de Jerusalém, por serviços prestados à Igreja.

A herança de valor inestimável, cuja autenticidade é atestada em documentos, passara de geração em geração por mais de 500 anos, antes de ser presenteada à Congregação.

Por: Assessoria de Comunicação da Congregação Notre Dame

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir