Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

7 de fevereiro de 2023

Com 51% dos municípios em situação de emergência comitiva leva demandas ao governo federal

Por Redação A Folha

Contabilizando mais da metade do Estado em situação de emergência devido a falta de chuva desde dezembro, uma comitiva começou na segunda-feira (6) uma série de agendas junto aos órgãos federais buscando ações de enfrentamento a estiagem.

A comitiva é formada pelos secretários de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e de Assistência Social, Beto Fantinel, pelo chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e pelo subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.

O primeiro compromisso da agenda foi com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da presidência, Paulo Pimenta. O ministro comprometeu-se em levar o assunto ao presidente Lula e reiterou o comprometimento do governo federal em relação a ajuda devido à estiagem.

Também compõe a agenda a solicitação de alteração da Portaria Interministerial 1, de 25 de julho de 2012, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para que o Rio Grande do Sul seja incluído em políticas públicas que ofertem ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca, hoje restritas ao semiárido nordestino e ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A agenda ainda conta com busca de investimento para prevenção de estiagem, reuniões com secretário Nacional da Defesa, Wolney Barreiros; Santini e Fantinel ainda terão reunião com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na quarta-feira (8) reúnem-se com ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e à tarde, com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Informações: Rádio Guaíba

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir