Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

7 de fevereiro de 2023

Com perdas ultrapassando R$ 63 milhões Não-Me-Toque decreta situação de emergência

Por Redação A Folha

Desde o começo de 2023 o cenário mostrava que estávamos enfrentando a terceira seca seguida. A falta de chuva atingiu a safra de milho em um estágio crucial, acelerando a maturação provocando espigas menores, falhadas e de baixa qualidade.

A situação seguiu, e a soja plantada na primeira etapa enfrentou temperaturas torrenciais, em muitas propriedades, a planta mal passa do canivete. Em determinados pontos do município, como em parte de Arroio Bonito onde fica a propriedade de Airton Bartz, já se perdeu a conta de quando a última gota de chuva “prestigiou” a lavoura.

Com índices de perdas tão altos, ultrapassando R$ 63 milhões, a administração decretou situação de emergência.

—Como consta no decreto Não-Me-Toque está sendo assolado por uma forte estiagem desde novembro de 2022, afetando principalmente a área rural e causando baixa significativa no nível dos rios e reservatórios d’água, comprometendo assim o abastecimento tanto para humanos quanto para animais— informou por meio de nota.

Na semana anterior, a administração, Emater e representantes do setor reuniram-se para discutir a questão. Na ocasião, cerca de 100 produtores já registravam perdas em suas lavouras.

Com o decreto, o município poderá buscar recursos junto ao governo federal para auxiliar esses produtores, bem como postergação de pagamentos de financiamento.

Imagens: Amélia Freitas | Jornal A Folha

Informações e Nota: Ascom PNMT

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir