Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

13 de fevereiro de 2023

Alimentação anti-inflamatória é aliada no tratamento da tireóide

Muita gente acha que a alimentação anti-inflamatória é restritiva, ou que não vai poder comer o que gosta, mas não é! Nem precisa ser! Você só precisa aprender como identificar e substituir ingredientes inflamatórios e continua comendo de tudo.
Na inflamação aguda, ocorre aumento da produção de glóbulos brancos sanguíneos, células do sistema imune e as chamadas citocinas inflamatórias, que coordenam o processo inflamatório. Ocorrem respostas clássicas nos tecidos inflamados, como calor, rubor e edema.
Na inflamação crônica, a resposta inflamatória é geralmente mais atenuada, só que persistente, e dessa forma extremamente prejudicial.

Mas por quê a inflamação se torna crônica?

Na verdade, o termo inflamação crônica não deveria existir, pois leva à crença de que doenças crônicas são incuráveis. Consequentemente, nos torna reféns da doença e da indústria farmacêutica.
Deveria ser chamada de inflamação sustentada ou persistente. Removendo a causa da inflamação, a mesma cessa.
Imaginem uma pessoa que tenha Tireoidite de Hashimoto. Poderiam passar a vida toda inflamada, pensando ser uma inflamação “crônica” e incurável. Mas basta a retirada dos alimentos inflamatórios, em certos casos, para a resolução da inflamação. Ou seja, a inflamação não é crônica, mas sim sustentada por maus hábitos. Assim é em todas as doenças autoimunes. Todas têm como causa, a inflamação que é o gatilho para produção de anticorpos.

E o que seria a chamada inflamação silenciosa?
Uma inflamação sustentada, leve, mas que pela sua persistência pode levar a doenças como diabetes, esteatose hepática, câncer e infarto.
E como uma dieta anti-inflamatória poderia nos ajudar a vencer a inflamação?
Evitando alimentos inflamatórios, e retirado o gatilho da inflamação e da produção de anticorpos. A inflamação some e com isso a doença entra em remissão e os sintomas melhoram.

Fonte: Amigos da Tireóide (Instagram)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir