Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

20 de fevereiro de 2023

A Cereja do Bolo da Aprendizagem – Desenvolvimento Socioemocional

Por Kerlei Frizzo

O termo aprendizagem socioemocional foi definido em uma conferência em 1994 que reuniu especialistas em saúde e educação no Instituto Fetzer, Michigan nos Estados Unidos. Desde então, as habilidades socioemocionais passaram a ser compreendidas como um processo de aquisição e reforço de habilidades socioemocionais, ou seja, habilidades que auxiliam as pessoas a se conhecerem melhor, conhecerem suas emoções,  e a relacionar-se com os outros de maneira equilibrada.

Estas habilidades referem-se a pensamentos, sentimentos e comportamentos. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais são importante tanto pelos aspectos emocionais como é o potencial ampliador do desenvolvimento cognitivo.

Conforme Tacla, elas envolvem autoconhecimento, consciência social, tomadas de decisão, habilidades de resolução de problemas por meio de atitudes baseadas em preceitos éticos e morais, habilidades de relacionamento social e o autocontrole.

Goleman (2001) fala da importância em alfabetizar as emoções e entende que ela é tão importante na aprendizagem quanto o estudo da leitura e da matemática e que as lições emocionais podem se fundir com a leitura, escrita e as outras disciplinas, elevando assim o nível de competência emocional nas crianças como parte da sua educação regular.

Devo salientar que todas as habilidades provenientes do desenvolvimento emocional são a cereja do bolo no construto do cérebro. Elas são as última a atingirem o estado de maturação do cérebro, que acontece no início da fase adulta. Por este motivo elas devem ser construídas desde a infância porque são o alicerce da base neuronal para a aprendizagem.

A escola e a família estão preparadas a educação socioemocional das crianças?

A tarefa de formação humana é o fundamento de todo o processo educativo. Saber conteúdo sem desenvolver habilidades e sem educar as sensibilidades, como diz Rubens Alves, não é educação!

A autora é Escritora, Professora, Especialista Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir