Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

20 de fevereiro de 2023

Usuários aguardam mais segurança na curva da morte

Por Helaine Gnoatto Zart

Em 2022, logo após um grave acidente que vitimou uma família, a comunidade realizou manifestações no local.
Foto: Amélia Freitas | A Folha

No dia 17 de abril vai completar um ano do acidente que vitimou três pessoas da mesma família no trajeto entre Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos, na ERS-332, na localidade de Vila Conceição, KM 173. O local, onde a estrada faz uma curva acentuada, quase um ângulo reto, foi denominado “curva da morte”, pela frequência em que veículos saem da pista, derrapam e se chocam.

Após este acidente, em abril de 2022, uma mobilização iniciou com participação da Câmara de Vereadores e do Executivo Municipal de Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos. À beira da estrada, também os moradores da localidade e usuários da rodovia vieram pedir providências às autoridades para reduzir os riscos no local.

Questionado sobre resultado da mobilização, o vereador Maiquel Souza, presidente do Legislativo no ano passado, explicou:

—Infelizmente as coisas não acontecem por parte do Estado como foi acertado do o Daer no ano passado.

Segundo Maiquel, o município se propôs a fazer o corte do barranco e o ensaibramento do alargamento, como de fato foi executado. O Daer ficou responsável de fazer o capeamento asfáltico deste alargamento. “Era o que eles tiham recurso para fazer naquele momento”, disse o vereador referindo-se à reunião com o Daer. Naquele momento eles não tinham recursos nem para fazer as placas de sinalização.

a administração municipal realizou obras no local com a derrubada do barranco para alargamento e o ensaibramento das laterais da via.  Foto: Helaine Gnoatto Zart

—Na ocasião, o município se propôs, inclusive, a colocar as placas de sinalização após a pavimentação. Voltamos a cobrar mas já era período eleitoral e nada aconteceu. Agora temos que voltar a fazer essa cobrança do Daer para que isso possa ser resolvido. Isso deixa-nos chateados e não podemos correr o risco de ter mais vidas perdidas neste local—, finalizou Maiquel Souza.

O vereador Charles, que vinha reivindicando melhorias na sinalização neste local ainda antes do acidente que vitimou as três pessoas da mesma família, num choque com uma caminhonete que trafegava em sentido contrário, disse que ajudou a mobilizar a população, mas deixou a gestão da solução para as instituições, Câmara de Vereadores e Executivo Municipal que assumiram o compromisso no dia da manifestação.

O trajeto de 12 quilômetros da ERS-332 entre Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos cuja pavimentação foi executada no ano de 2011, na gestão da governadora Ieda Crusius, e inaugurada pelo governador Tarso Genro, no início de 2012, garantiu qualidade de tráfego nesta estrada que faz importante ligação no setor produtivo da região. Com o tempo, e como ocorre em todas as estradas, a pista sofre desgaste assim como a sinalização, exigindo do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) atenção para garantir a segurança de quem trafega.

Atualmente, além da falta de sinalização para a curva na Vila Conceição, uma grande parte da estrada não tem sinalização horizontal e dificulta a visibilidade à noite e quando chove.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir