Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Roger Amaral.

22 de fevereiro de 2023

EMEF Nossa Senhora de Lourdes retorna às aulas entre obras de reforma

Por Roger Amaral

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Industrial, iniciou o seu ano letivo nesta quarta-feira (22), entre obras na estrutura do prédio em que abriga o educandário.

Os mais de 550 alunos que estudam no local, nos períodos da manhã e tarde, foram recepcionados pelos professores, monitores e diretoria. Após a recepção foram direcionados para os espaços improvisados, já que o local está totalmente em obras. Mesmo sem luz, forro no teto, e até mesmo com portas e divisórias improvisadas com alguns tapumes, os estudantes devem conviver com os profissionais da empresa que ganhou a licitação para a reforma até meados de julho deste ano, prazo final das obras.

A nossa reportagem esteve no local e constatou que parte dos pequenos, da educação infantil, estão recebendo aulas nas instalações do CTG Galpão Amigo, onde foram instaladas duas turmas. Neste mesmo local está em funcionando a cozinha da escola para distribuir as refeições. Já os demais alunos, estão alocados no ginásio da escola, que fica próximo. As demais turmas estão nas salas de aula improvisadas.
A surpresa no olhar dos estudantes por estarem retornando para a sala de aula em um local “diferente”, é notável nos olhos daqueles que em breve terão uma escola novinha em folha.

Foto: Roger Amaral.

A preocupação da diretora Elisa Elena Kirinus e da secretária municipal da Educação, Luciane Henckes, que acolheram os alunos na chegada nesta quarta-feira, era de oferecer segurança para todos e garantir que tivessem acesso ao conteúdo das aulas. No aspecto segurança, as obras estão separadas por tapumes.

—Há vários anos vínhamos solicitando investimentos em reformas. A escola sofreu sérios desgastes com o passar dos anos e das infiltrações de águas da chuva —, justificou a diretora.

Mesmo que a insatisfação de alguns pais seja ouvida nos corredores, pelos seus filhos não estarem em um local propriamente adequado, tudo isso tem um bom motivo. São cerca de R$ 1.567.992,17 investidos em educação, ou melhor dizendo, em 192,02 m2 de área. A escola já recebeu o novo telhado, vai ainda receber troca de todo os sistemas elétrico e hidráulico, novo e amplo refeitório.

No final das contas, mesmo que por um lado seja custoso e desgastante pela situação, o retorno ao ano letivo era inadiável. Para não prejudicar o desenvolvimento escolar dos alunos e porque muito em breve não será mais preciso usar baldes para conter goteiras e se preocupar com os parquês que estão apodrecendo. Ainda nesse ano, nascerá uma nova escola, com mais dignidade e conforto para aqueles que serão o nosso futuro.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir