Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

HSVP e IOT celebram o sucesso da cirurgia robótica em Passo Fundo. Foto: Thamires Garcia - Marketing HSVP

28 de fevereiro de 2023

Hospital de Passo Fundo atinge a marca de 100 cirurgias robóticas 

HSVP e IOT celebram o sucesso da cirurgia robótica em Passo Fundo. Foto: Thamires Garcia - Marketing HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo e o Instituto de Ortopedia e Traumatologia comemoraram, nesta semana, a marca das 100 cirurgias robóticas realizadas em Passo Fundo. A parceria das equipes fez do HSVP o primeiro hospital do Brasil a utilizar robô de segunda geração em artroplastia total de joelho. A tecnologia inovadora garante maior precisão, qualidade e resultados mais efetivos aos pacientes.

O robô entrou em operação em 26 de maio de 2022, tendo como primeiro paciente Neri Simionato, do município de Barros Cassal. O balconista de uma lancheria disse que, aos 78 anos, leva uma vida normal após o procedimento.

—A cirurgia foi bastante tranquila e me sinto muito bem. Por causa do trabalho, caminho o dia todo e também fico em pé, ainda assim não sinto nada—, relatou.

Conforme André Kuhn, médico responsável pelo Serviço de Joelho do Hospital, seu Neri é apenas um exemplo do sucesso do procedimento e serve de inspiração para outros pacientes.

—O ganho dele com mobilidade e alinhamento foi surpreendente. Inicialmente, toda técnica passa pela aprendizagem, adaptação, ajuste da equipe e por desafios da inovação. No entanto,

HSVP e IOT atingem a marca das 100 cirurgias robóticas (A partir da esquerda, Dr. Rubens Nadall, Dr. Paulo Renato Saggin, Dr. Osmar Valadão, Dr. Adroaldo Mallmann, José Miguel Rodrigues da Silva, Dr. José Saggin, Dr. André Kuhn e Dr. Vinicius Kuhn). Foto: Daniel Tatsch

seguimos nos aperfeiçoando e nunca tivemos dúvidas de que estávamos no caminho certo. O futuro da medicina já é uma realidade por aqui—, explicou o ortopedista e traumatologista.

Após a centésima cirurgia, o especialista do HSVP/IOT acredita que a robótica, por ser uma das tecnologias mais atuais do mercado, trouxe ganhos acima do esperado.

—O nosso robô une a experiência do profissional com a excelência de precisão do equipamento. No procedimento de artroplastia total de joelho ele otimiza o ajuste do implante de forma compatível com o morfotipo do paciente, alinha o eixo do membro inferior com previsibilidade de graus de mobilidade e garante a estabilidade articular com êxito na execução. Tudo isso facilita os cuidados pós-operatórios, a recuperação e o resultado final—.

O presidente do Hospital São Vicente de Paulo, José Miguel Rodrigues da Silva, reforça que a instituição dispõe do melhor suporte aos pacientes de cirurgia robótica.

—O trabalho de recuperação é multiprofissional, conta com uma equipe de enfermagem bem treinada, ótimos médicos e fisioterapeutas. Não basta oferecermos a melhor cirurgia, nós também prezamos por cuidados clínicos eficientes e uma recuperação tranquila. Avançamos muito em tecnologia no último ano, agora comemoramos 100 cirurgias, é um caminho sem volta. Já estamos vislumbrando avanços em outras áreas e, em breve, vamos anunciar novidades tecnológicas no campo das cirurgias gerais—.

Entenda a cirurgia robótica 

O robô de segunda geração funciona como apoio à cirurgia. O médico cirurgião é o responsável por executar a tecnologia, que oferece a tomada exata de medidas da área a ser operada. Com o uso de uma câmera fixada na articulação e de sensores no joelho, o robô transmite em um monitor o tamanho real da área a ser operada, guiando o trabalho médico. Como reduz a agressão cirúrgica e o sangramento, a recuperação do paciente se torna mais rápida, com diminuição da dor e menor tempo de hospitalização.

Comemoração

Para registrar o sucesso dos 100 procedimentos ortopédicos por meio de robótica, nesta segunda-feira, 27, as Instituições parceiras organizaram um jantar de confraternização das equipes médicas e multiprofissionais com as empresas que fabricam e comercializam o robô no país. O evento no Clube Comercial contou com a presença de Manny Fuentes, diretor da Smith e Nephew na América Latina, juntamente com o seu diretor comercial do Brasil, Gustavo Garrido, e o gerente de produtos, João Nobre. A empresa Medica também participou do evento com o diretor, Rafael Couto Ferreira, o gerente comercial, Paulo Prestes, e o representante comercial Paulo Simão. Na ocasião, foi feito um agradecimento especial aos diretores Estatutários e Executivos do HSVP, a todos os médicos e residentes do Corpo Clínico do Hospital e da Clínica IOT, enfermagem e aos demais colaboradores do serviço.

Texto -  Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir