Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Reprodução.

3 de março de 2023

Governo Federal autoriza empresa a construir e operar “trem-bala” entre São Paulo e Rio de Janeiro

Por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Governo Federal aprovou o projeto que permite a construção e operação de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto, orçado em mais de R$ 50 bilhões, seria executado com recursos privados.

O projeto seria executado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil, que recebeu a autorização ferroviária para construir e explorar uma estrada de ferro entre os municípios, por um prazo de 99 anos.

A empresa informou à ANTT que pretende iniciar as operações com o trem de alta velocidade em junho de 2032. Conforme o cronograma apresentado, os estudos e projetos deverão ser finalizados até dezembro de 2024, e as desapropriações até dezembro de 2025.

Antes, um projeto similar tinha sido pensado pelo governo federal que previa a construção do trem para a Copa do Mundo de 2014 e não saiu do papel.

TAGS: trem-bala, RJ, sP

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir