Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação.

8 de março de 2023

Evento inédito na Expodireto discute a cadeia da carne bovina

Idealizado pela Cotrijal e pelo Instituto Desenvolve Pecuária, foi realizada na tarde desta terça-feira (7), na Expodireto Cotrijal, a primeira edição do Fórum da Carne Bovina, com o tema “Visão contemporânea da pecuária de corte a partir de movimentos estratégicos da cadeia de produção”.

Conforme Renne Granato, superintendente de Novos Negócios e Produção Animal da Cotrijal, o fórum tem como proposta oferecer mais informação aos pecuaristas e trazer à discussão os movimentos que a cadeia precisa fazer para ser mais competitiva. “Os debates servem como aprendizado e também para fortalecer a rede de relacionamentos dentro da cadeia de carne bovina do RS.”

O presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Luís Felipe Barros, destacou que a pecuária do Estado faz parte do agronegócio e precisa ser fortalecida. “A Cotrijal entendeu que a agricultura é também integrada à pecuária de corte e que o agro necessita também da pecuária de corte, que vinha abandonada em termos de participação ativa em eventos importantes no nosso Estado”. Para ele, a realização do fórum na Expodireto Cotrijal é uma cortina que se abre para que se discuta politicamente e institucionalmente a pecuária do Estado do RS.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reforçou a ideia da importância de trazer a pecuária para a Expodireto Cotrijal. “A pecuária de corte, hoje, está mais profissionalizada, mais bem gerida e com um espaço bem maior na economia rural. Mas necessita, ainda, de mais informações e investimento em tecnologia e inovação, a fim de ser mais competitiva frente a outros países”.

Conforme Rodrigues, o mundo está caminhando para uma nova dicotomia entre o Ocidente e a China, o que pode oportunizar ao Brasil se destacar mundialmente. “Temos um momento difícil, mas com uma grande oportunidade, que é a de alimentar o mundo, uma vez que o Brasil tem potencial na área de segurança alimentar e energética e em relação a mudanças climáticas. É preciso fazer do nosso país o centro da solução”.

O ex-secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Domingos Velho, falou sobre os desafios e as alternativas de produção de pecuária sustentável no RS. Para ele, o Rio Grande do Sul é o maior e melhor exemplo de agricultura, pecuária e silvicultura produtivas, sustentáveis e diversificadas do mundo. “O nosso Estado possui 35 cadeias produtivas e é preciso incentivar a pesquisa e a ciência e utilizar estratégia, capacidade de trabalho e tecnologia para que possamos alcançar maior produtividade no setor agropecuário”.

Ao final do evento, Guilherme Ferraudo, gerente de projetos especiais da My Carbon, falou sobre o mercado de carbono e oportunidades no agronegócio. O crédito de carbono é um ativo financeiro que permite às instituições privadas e públicas compensarem suas emissões de gases de efeito estufa. O objetivo é reduzir as emissões globais, buscando alcançar o equilíbrio climático.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir