Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Administração Municipal apresentou o uniforme e o programa Recicle Bem no Parque da Expodireto Cotrijal diante de educadores, empresários e autoridades Foto: Helaine Gnoatto Zart

9 de março de 2023

Novo uniforme tem pegada ecológica

Por Redação A Folha

Ensinar criança e adolescentes que o descarte correto de embalagens é semear em campo fértil. Premiar pelo desempenho é motivar além da consciência sobre responsabilidade ambiental.

A Administração Municipal de Não-Me-Toque apresentou na manhã de quinta-feira (9), em seu estende no Parque da Expodireto Cotrijal, o novo uniforme escolar e o programa Recicle Bem. A partir deste ano, os estudantes da rede municipal de ensino recebem um conjunto completo de uniforme escolar — camiseta, jaqueta, calça, bermuda e tênis — e a reposição no próximo ano, vai depender de cada escola atingir uma meta.

O prefeito Maninho apresentou o novo uniforme e anunciou que está sendo produzido com 50% de fio extraído de garrafas pet. Além do uso de material reciclável na confecção das peças de uniforme, os alunos terão a oportunidade de aprender de dar o destino correto a todo tipo de material reciclável, exceto vidro.

Cada escola vai ter uma máquina coletora e os estudantes receberão uma tag para abrir e depositar sua coleta no ecoponto. Os estudantes poderão baixar o aplicativo e acompanhar o seu desempenho e da sua escola. Também haverá um ecoponto na Praça Dr. Otto Schmiedt, servindo com o mesmo propósito. O programa recebe as coletas e direciona os pontos para o código da tag.

Além de garantir o uniforme para o próximo ano, os estudantes poderão ganhar brindes que vão desde estojo até mochila, bola e fone de ouvido, todos produzidos com material descartável, de acordo com os pontos acumulados.

O vice-prefeito Gilson Trennepohl reforçou o caráter do programa:

—Vamos ensinar as crianças que lugar de lixo é no lixo, vamos usar o exemplo da Expodireto, onde o púbico colabora e não joga lixo no chão.

Destacando os investimentos em educação que atingem 35% do orçamento municipal, o prefeito Maninho dirigiu-se aos empresários, diretores das maiores empresas de Não-Me-Toque que estavam presentes prestigiando o lançamento, afirmando o propósito de preparar bem os futuros profissionais.

—Investir na educação é investir no futuro, motivo que nos fez adquirir novo sistema de ensino que vem sendo utilizado pelas melhores instituições do país, a partir deste ano não usamos mais o material do MEC—, anunciou o prefeito Maninho.

Prestigiaram a apresentação do programa de educação ambiental e educacional o juiz de direito, Tomás Silveira Martins Hartmann, os diretores das empresas Jan, Stara, Augustin, Sicredi, Roos, Cotrijal; dirigentes da UPF, as diretoras das escolas municipais, a imprensa e a equipe administrativa da Prefeitura Municipal.

Programa Recicle Bem

Vem da cidade de Mormaço o empreendimento que transforma materiais recicláveis e incentiva a educação ambiental.

José Danilo Vaccari, o inventor; Michele Ferreira Cardoso, Mestre em ensino de Ciências e Matemática, e Gabriela Rodrigues, empreendedora desse os 16 anos de idade, uniram talentos para criar o programa Recicle Bem.

A partir da máquina de ecoponto, eles criaram o programa e as parcerias com diversos municípios. O material recolhido é vendido no mercado de reciclagem e os recursos são destinados ao Conselho de Pais e Mestres (CPM) das escolas. Os estudantes somam pontos para a escola e para ganhar brindes, todos produzidos com material reciclado, contribuindo assim para geram menor consumo de água e resíduos no meio ambiente.

Clique AQUI  e confira alguns registros do anúncio.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir