Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

10 de março de 2023

Saúde dos Rins para todos

Por Redação Folha

Complicações de doenças renais podem ser evitadas com diagnóstico precoce

Dia 9 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim, órgão que exerce papel fundamental no corpo, atuando como uma espécie de filtro que retira as impurezas do sangue e o excesso de água do organismo. No Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, a data visa compartilhar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento especializado.

Neste ano, a campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia aborda o tema "Saúde dos rins e exames de creatinina para todos: cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”.

Atualmente, no Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HSVP, 200 pacientes estão em hemodiálise e mais de 50 pacientes realizam diálise peritoneal. O local é referência para o atendimento de mais de 60 municípios, ou seja, de uma população superior a meio milhão de pessoas.

Conforme a nefrologista, Fabiana Piovesan, os médicos precisam solicitar a realização do exame de creatinina para avaliar se os rins estão funcionando adequadamente e evitar o diagnóstico tardio de doenças.

—A creatinina é um importante produto do metabolismo muscular que temos no sangue. Se existe algo errado nos rins, seu aumento é visível. Então, quando os rins não funcionam de maneira adequada, sua filtração fica comprometida e boa parte não é eliminada. Quanto mais alta estiver, mais grave pode ser a insuficiência renal—, explicou.

Hemodiálise X diálise peritoneal

A hemodiálise e a diálise peritoneal são terapias de substituição da função renal, requeridas quando os órgãos apresentam função abaixo de 10%. Conforme a enfermeira Sinara Rapachi, coordenadora do setor no HSVP, a hemodiálise, realizada três vezes por semana, em âmbito hospitalar, com sessões com duração de 4 horas cada, filtra o sangue e remove as toxinas do corpo por meio de uma máquina e um dialisador. Após a remoção das impurezas na máquina, o sangue é devolvido ao corpo. No caso da diálise peritoneal, o paciente treinado realiza o procedimento em casa, todos os dias, através de um cateter abdominal. Atualmente, no Brasil, são mais de 140 mil pacientes em programa de diálise.

Ação preventiva

Infelizmente, a grande maioria dos problemas renais é silencioso, ou seja, o indivíduo portador de disfunção renal somente apresentará sintomas em fases avançadas da doença. Por isso, pessoas com pressão alta, diabete melito, cálculos renais e infecções urinárias de repetição devem ficar atentas e visitar regularmente o médico a fim de evitar a insuficiência renal crônica ou a necessidade de hemodiálise ou diálise.

Em países desenvolvidos a prevalência de doença renal crônica está em torno de 13%. Os sintomas mais comuns de problemas renais são inchaço nas pernas e face, aumento da pressão arterial, diminuição do volume de urina, urinar mais frequentemente à noite, perda de apetite, espuma ou sangue na urina, anemia e emagrecimento.

A Dra. Fabiana Piovesan faz ainda algumas recomendações para quem integra o grupo de risco:

— Faça o adequado controle da pressão arterial e do diabete melito, diminua o colesterol e a obesidade, controle o uso de sal, utilize medicações específicas na tentativa de manter e preservar a função renal, e realize um controle médico rigoroso das patologias associadas—, destacou a médica do HSVP.

Texto: Ana Paula Koenmann - Comunicação HSVP

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir