Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

17 de março de 2023

Bodas de Ouro no trabalho comemorado com aposentadoria

Francisco Ramos Pereira, conhecido como “Chicão”, a convite de um amigo José Rutkoski (in memorian), saiu de Porto Alegre, sua cidade natal, para trabalhar na pequena cidade do interior chamada de Não-Me-Toque.  Este fato aconteceu em 1973, exatos 50 anos. Naquela época a empresa de Implementos Agrícola Jan, onde o Senhor Francisco foi contratado, operava há 5 anos. Ele lembra, na época em que chegou ficou hospedado no antigo hotel da família Heishler, onde dividiu o quarto com outros colegas.

No mês de fevereiro, comemorou os 50 anos de trabalho na mesma empresa, a Jan, na qual desenvolveu uma longa história, marcada pelo profissionalismo, simplicidade, humanidade, alegria e bom-humor, traços que fizeram com que ele criasse laços de amizade e vínculo que o mantivesse todo esse tempo na empresa.

Contando-me sua trajetória, meu pai relatou que foi muito bem recebido pela família Rietjens, desde o início, e que sente gratidão e respeito por ter feito parte da história da Jan.

Um momento que gosto de rememorar foi quando o convidei para almoçar na minha casa durante um dia de semana e ele respondeu-me: “hoje eu não posso porque já marquei no meu cartão o almoço e tenho que cumprir o combinado, já que a alimentação é exata para o número de funcionários que confirmam no dia”.

Sempre ouvi de meu pai que o trabalho dignifica o homem, porque traz desenvolvimento pessoal, emocional e financeiro. Ele se sente realizado porque conseguiu proporcionar estudo aos três filhos: Kerlei e Tiago, do primeiro casamento e Bruno Pereira.

Chico, como é conhecido, vivenciou muitas experiências, fez muitos amigos, perdeu muitos deles, os quais ainda lembra com carinho, mas não desanimou.

De uma geração tão diferente da atual, onde os empregos apresentam outro perfil em função do avanço das ferramentas tecnológicas, admiração é o sentimento que temos por ele.

Pelo seu jeito carismático de ser sempre transmitiu tranquilidade e esperança a quem chegava. Muitas vezes ouvi que, durante o trabalho, ele era ouvidos a quem precisava, uma das habilidades que ele desenvolveu ao longo dos anos e que os anos de vivência proporcionam.

Para nós a família, é inspiração de otimismo e porto seguro de todas as horas.

Parabéns Pai! A aposentadoria é um momento para ser celebrado com alegria, lembrando que o cérebro precisa de estímulos constante para que se mantenha todo este bom humor e alegria que tens pela vida! Te admiro e por isto compartilho tua história com todos!

FELIZ 50 Anos de uma linda história de luta! Obrigada à família Rietjens pelo acolhimento, respeito e amizade!

A Câmara Municipal de Carazinho, reconheceu, através de uma carta, os 50 Anos de trabalho de meu pai!

Kerlei Frizzo

Autora, Especialista Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir