Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Sabão produzido pelo alunos da Jomac

18 de março de 2023

Estudantes empreendedores e com consciência sustentável

Por Amélia Freitas | A Folha

Educação, empreendedorismo e sustentabilidade podem andar juntas e render bons frutos. A Escola Estadual Dr. José Maria de Castro (Jomac) vem provando isto, onde a professora Aline Adiers, formada em química, vem estimulando todas essas características nos alunos.

—A ideia do projeto surgiu com uma disciplina do novo Ensino Médio que chamada Projeto Empreendedor, no início da disciplina eu ensinei eles como fazer para abrir uma empresa—, relata a professora.

Inicialmente, os trabalhos foram mais teóricos do que práticos, mas Aline teve a ideia de convidar uma prima que atua em Santa Catarina, com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para promover uma palestra com os alunos.

—Então eu lancei um desafio para eles, criar algum projeto de empresa que levasse em consideração alguns dos objetivos para o desenvolvimento sustentável—, conta a professora.

Então a turma resolveu abrir um brecho, estimulando o consumo consciente, ao longo de todo o ano, os alunos coletaram roupas e realizaram a venda. Uma ação que não apenas fez eles colocar na prática o que aprenderam, mas também gerou uma mudança de consciência de consumo deles.

Instagram da empresa criada pelos alunos victorenses

Limpecável: uma empresa estudantil

Se a turma anterior já se destacou com a venda de roupas e remodelação de um pensamento consumista.  A turma seguinte da professora Aline, apostou na sustentabilidade.

— Por ser formada em química eu me preocupo muito com as questões ambientais e ter um planeta sustentável. Então comecei novamente, primeiro com um projeto piloto relacionado primeiro a alimentação saudável e novamente minha prima fez uma palestra por vídeo chamada e eles então ficaram motivados a encontrar um projeto de uma empresa que eles pudessem desenvolver na escola, então surgiu a ideia da produção de sabão a partir do óleo usado em fritura—, conta Aline.

A turma organizou-se definindo o que precisava ser feito, distribuindo o setores que cada um ficaria, entendo como é o processo de empreendedorismo, de todas as etapas que precisam ser feitas e os desafios enfrentados.

O produto dos alunos foi muito bem aceito pela comunidade victorense, os alunos fazem no munícipio e também recebem encomendas pelo Instagram da empresa. Durante o Festival Nacional da Cuca com Linguiça, os alunos venderam 50 barras, zerando o estoque em 2h30.

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir