Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Cerca de 40 pessoas participam do mutirão neste sábado Foto: Amélia Freitas | A Folha

24 de março de 2023

Em terceiro lugar no Estado Não-Me-Toque promove mutirão para combater a dengue

A equipe se reuniu hoje no auditório da prefeitura para organização do mutirão (Foto: Amélia Freitas | A Folha)

Por redação A Folha

Ocupando a terceira colocação no ranking estadual, em número de casos, o município de Não-Me-Toque realiza neste sábado (25) um mutirão de combate a dengue.

Hoje (24) a equipe se reuniu para organizar a ação. A partir das 8h, cerca de 40 pessoas entre agentes de saúde, funcionários da prefeitura, Câmara de Vereadores, escoteiros e demais integrantes da comunidade estarão passando no bairro Martini e na Santo Antônio, ambos locais são os que concentram o maior número de casos e focos.

A população deve fazer sua parte eliminando os criadouros e permitindo o acesso das equipes as residências. É importante ressaltar que o mosquito da dengue evoluiu, antes ele se proliferava apena em água limpa, agora, larvas são encontradas em meio a água suja ou com cloro, demonstrando ainda mais a necessidade de cautela.

Todos os recipientes que forem encontrados com água, sendo um potencial criadouro serão removidos, tendo o liquido jogado fora, mesmo que o morador informe que fará o uso mais tarde. A medida é necessária para conter os índices altos no município.

As equipes possuem respaldo jurídico para realizar o acesso e a remoção. Está é uma etapa importante para a vinda da maquina pesada de aplicação de fumacê. Para entender o porque dessa ação deve ser realizada primeiro, vamos utilizar como exemplo uma situação recente, durante a pandemia de Covid foi orientado o uso de álcool gel, mas se a pessoa estivesse com as mãos sujas de terra teria de limpa-la primeiro. A logica aqui é a mesma, o fumacê consegue atingir mosquitos adultos mesmo quando estiverem voando, porém para isso é preciso eliminar as larvas pois caso contrário, logo novos mosquitos adultos estarão voando por ai novamente.

A enfermeira e chefe de combate a endemias, Renata Pietro Kraemer explicou como será o procedimento e como a população deve proceder.


Em caso de chuva o mutirão será transferido.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir