Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

25 de março de 2023

Tempo bom

Por Bruna de Souza

Nos dias de hoje o tempo está se tornando cada vez mais raro. Comumente nos vemos mendigando minutos para conseguir realizar todas as tarefas. Tentamos organizar na agenda os compromissos de trabalho, momentos de lazer, cuidados com a casa, com os filhos e com o nosso próprio bem-estar. As vezes nos pegamos dizendo: Preciso de um dia para não fazer nada!

Há muito tempo, em uma conversa descontraída com um construtor que estava realizando uma reforma na minha casa, surgiu essa questão. Ele disse: -Quando terminar o serviço aqui, vou descansar puxando umas pedras para o pátio atrás da minha casa. Rimos disso e em um primeiro momento eu senti pena dele, mas ele acrescentou dizendo que muitas vezes é a mente da gente que está cansada, só por trocar de atividade ou ambiente a gente já descansa. Foi então, que desde aquele dia as vezes eu penso nisso.

O trabalho cansa, mas a falta de planejamento também. Não ter tempo cansa, mas o tempo ocioso também. Na maioria das vezes nosso corpo se recupera completamente com uma noite de sono, mas a mente desorganizada não, o que nos causa a sensação de que estamos sempre cansados. Quando meu amigo falou que iria descansar carregando pedras para organizar a própria casa ele não mentiu, ele iria realmente descansar. A sua mente organizada iria partir tranquilamente para a próxima tarefa, esta que, fazia parte do cuidado pessoal com o lar. Não há nada mais produtivo do que a mente organizada e nada mais estagnado do que a mente bagunçada.

Quando não existe organização até o tempo ocioso cansa e causa ansiedade. Um dia inteiro sentado migrando do smarthphone para o Netflix pode te deixar muito mais cansado do que algo que envolva esforço físico, assim como uma rotina diária de atividade física intensa pode te deixar muito mais disposto para o dia-a-dia.

Por isso deve-se qualificar o tempo livre com uma rotina organizada. Há tempo para o trabalho, mas o trabalho não pode se manter constantemente como prioridade. Há tempo para assistir seu programa favorito e relaxar, mas você tem que compreender que o tempo pra isso não deve se estender mais do que o planejado.

A escassez do tempo está intimamente ligada com a nossa qualidade de vida, e a nossa qualidade de vida gera felicidade e bem-estar. Compreender que somos os únicos causadores do nosso cansaço mental é fundamental. Não precisamos um “dia pra não fazer nada” precisamos estar no domínio de todos os nossos dias, de todos os nossos momentos. A mente bagunçada vai sempre gerar exaustão física fazendo com que acreditemos que nosso corpo precisa de descanso. Mais uma mentira que contamos pra nós mesmos.

Tempo bom é tempo sendo bem utilizado. Independente do lugar onde você esteja, lembre-se que toda atividade tem início, meio e fim e nossa rotina é feita de atividade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir