Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Mapeamento de Casos de dengue em Não-Me-Toque

27 de março de 2023

Cevs e Secretaria de Saúde orientam a população sobre a aplicação do fumacê

Por Amélia Freitas | A Folha

Buscando complementar as ações de combate que vem sendo implantadas em Não-Me-Toque desde o primeiro caso de dengue agora passam por uma complementação com o uso da maquina de Ultra Baixo Volume (UBV), como explica o agente de saúde pública do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Elson Pedro da Silva.

Renata Kramer e Elson Pedro da Silva

—Esta ação de UBV, mais conhecido como fumacê é complementar, sendo feito aonde o município realizou a ação de retirada de depósitos e locais que podem vir a ser criadouros.

Elson destaca ainda que a contenção de um surto de dengue ou outra doença transmitida pelo Aedes só ocorre com a eliminação dos criadouros. O fumacê mata os mosquitos adultos.

Horários de aplicação

Com condições climáticas favoráveis, começa às 17h30 desta segunda-feira a aplicação do UBV.

—A aplicação no fim da tarde e ao amanhecer se deve ao fator de inversão térmica, quando está calor e começa esfriar ou está frio e começa a esquentar. Estes também são os horários em que os insetos estão fazendo suas vítimas, buscando a alimentação—, explica Elson.

A orientação a população é que durante a aplicação do fumacê sejam abertas portas e janelas, inclusive movimento cortinas, pois em muitos casos o mosquito pode estar escondido entre elas. Vale ressaltar que alimentos devem ser cobertos e animais domésticos afastados dos acessos e aberturas das casas.

— O produto não traz risco a saúde humana, a dosagem que expele pelo vasão do bico é especificamente para matar o mosquito.

O produto aplicado não tem poder residual, tendo ação imediata contra os vetores. Neste ponto destaca-se que o uso da máquina não relaxa ou flexibiliza o cuidado constante da população com a extinção dos criadouros, como reforça a chefe da vigilância, Renata Kraemer .

—Um método complementa o outro. Não adianta fazermos a aplicação do inseticida e acharmos que tudo está normal e está tudo resolvido.

O inseticida aplicado na UVB é o mesmo usado nas máquinas costais, a diferença está na vasão do produto.

—Em termos de eficácia a máquina costal é maior, pois o aplicador pode entrar nos pátios. A diferença sendo o mesmo produto está na vasão, na máquina costal é de 20ml por minuto e na máquina pesada é de 70 ml por minuto, ou seja, ela possui um rendimento maior em um tempo menor— explica Elson.

Mapeamento de Casos de dengue em Não-Me-Toque

A eficácia da UBV pesada é de 25%, ao entrar com o equipamento busca-se frear o aumento de casos que tem assolado o município. Não será aplicado em toda cidade neste primeiro momento, os locais foram definidos com base no número de casos, sendo nos bairros Martini um total de 37 quarteirões, e Santo Antônio com 7 quarteirões. Todos eles foram visitados no mutirão do fim semana que visou a eliminação de pontos com água parada.

Renata explica que a aplicação começa hoje e se não for possível concluir o perímetro na segunda-feira o restante será feito na manhã de terça, fazendo o primeiro ciclo. Na quinta-feira o segundo ciclo será efetuado. A expectativa é que em alguns dias os índices comecem a reduzir nessas áreas, sendo esses resultados que definirão o planejamento.

Agentes de endemias e sua saga

Um trabalho de “enxugar gelo”, está é a sensação que se transmite. Desde o primeiro caso registrado os agentes de endemias vêm fazendo verificação de pontos, virando recipientes com água parada e buscando educar a população. Mas o descaso de muitos segue afetando o trabalho e proporcionando aos mosquitos diversos “berços” para nascer.

Todos os pontos para atingir a população e mostrar a necessidade de colaboração vem sendo usado, desde o diálogo até a organização de teatros com alunos em escolas, visando combater este que é um inimigo da população.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir