Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Divulgação.

29 de março de 2023

Aplicada multa em Carazinho por abandono de animal

Além de cruel e desumano, o abandono de animais em vias públicas é crime e quem cometê-lo está sujeito a multa, ou em alguns casos, prisão, é o alerta do poder executivo de Carazinho após caso, neste mês de março, em que a secretaria de Desenvolvimento, através do setor de Bem-Estar Animal, aplicou uma multa de R$ 300 por abandono de animal, cumprindo a lei municipal Nº 8899 Art. 4º inciso V de 18 de novembro de 2022 e que passou a vigorar em janeiro deste ano.

O fato aconteceu com um filhote de poucos meses de vida que vivia em uma rua de Carazinho e era tratado pela comunidade, os conhecidos “cães comunitários”.

O cãozinho (fotos acima) vivia na rua, era bem alimentado pelos moradores que se revezavam nos cuidados e o mantinham na rua, recebendo água, habituado aquele ambiente. No entanto, a proprietária de um estabelecimento comercial - que também ajudava nos cuidados do animal - passou a não querer a presença dele na rua, pois o cão, em alguns momentos, entrava no pátio de sua empresa para fazer suas necessidades fisiológicas, sujando o local.

A comerciante solicitou a ajuda do Programa de Bem-Estar Animal para que retirassem o cãozinho da via pública, devido aos transtornos aos usuários do seu serviço.

Os coordenadores do setor animal já vinham buscando um lar temporário para o pet, junto as ONGs de cuidadores e protetores, infelizmente, sem sucesso, devido ao alto número de animais resgatados por essas entidades.

A comerciante, não conformada com a demora da retirada do cachorro, levou o animal, dentro de uma caixa, para a frente da secretaria de Desenvolvimento, o abandonando em via pública, o que caracterizou o crime de abandono. Ela foi multada - em flagrante, pelo fiscal do Bem-Estar Animal, Rodrigo Polidorio.

A comerciante ainda pode recorrer da multa e caso perca, o valor a ser pago deverá entrar como dívida ativa para a munícipe. O coordenador do Programa Bem-Estar Animal, Jair da Cruz, salienta que os cães comunitários são animais tratados e cuidados pela comunidade, ou seja, um animal que cria laços de dependência e manutenção e embora não possua responsável único e definido, não pode ser retirado do local em que vive, caracterizando o crime de abandono.

Quem tiver interesse em adotar o cãozinho pode entrar em contato com a protetora Franciele Zanetti - (54) 9 9703-0304.

*Fonte: Prefeitura de Carazinho.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir