Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Roger Amaral/A Folha.

5 de abril de 2023

Números oficiais do IBGE apontam 17.821 habitantes em Não-Me-Toque

Por Roger Amaral

Na tarde da quarta-feira (5), estiveram reunidos no auditório da prefeitura de Não-Me-Toque os representantes do IBGE com base em Carazinho, responsáveis pelo levantamento de dados referentes ao Censo Demográfico 2022, juntamente com o prefeito Gilson dos Santos, o secretário de Finanças Fernando Albeton, representantes da Cotrijal e a imprensa, para a última reunião de acompanhamento, com a apresentação de números e dados oficiais preliminares recolhidos em todo o território correspondente ao município.

Foto: Roger Amaral/A Folha.

Conforme dados apresentados pelo coordenador regional do IBGE, Daniel dos Santos, todas as informações têm como referência a data de início dos trabalhos, dia 31 de julho de 2022, até o presente momento. Todos os domicílios e estabelecimento visitados foram classificados conforme a sua finalidade de uso e os entrevistados responderam perguntas que correspondem ao número de habitantes e dados referentes à atividade socioeconômica.

Com praticamente 100% do trabalho finalizado, tanto na área urbana, quanto rural, o Censo 2022 demonstrou que Não-Me-Toque possuí uma população de 17.821 habitantes, enquanto em 2010 esse número era de 15.936. A média é de 2,55 moradores por domicílio. Além disso, foram recenseados 7.738 domicílios, sendo 6.958 particulares, permanentes ou ocupados, 5 particulares e improvisados, 464 domicílios vagos, 301 em uso ocasional ou permanente e 5 domicílios coletivos.

Ao todo, Não-Me-Toque possuí 13.147 eleitores e 2.875 estudantes escolares, conforme dados do Inep.

Os dados oficias e completos do Censo serão divulgados ao longo deste ano de 2023, sendo que os dados iniciais estarão disponíveis no site do IBGE no início de maio.

CONTESTAÇAO

O prefeito Gilson dos Santos contestou os números apontados pelo Censo considerando o crescimento visível do município na última década, especialmente na área urbana. Apesar dos argumentos apresentados pelos técnicos do IBGE, o prefeito apontou como ultrapassada a metodologia empregada pelo órgão.

A insatisfação pelos dados do censo também vem sendo questionada pela Federação dos Municípios do estado, a Famurs. O índice populacional serve para cálculo do Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e outros parâmetros de participação nos impostos.

A IMPORTÂNCIA

O Censo é uma importante ferramenta demográfica que permite que seja criado um verdadeiro retrato da população que pode representar o contexto socieconômico, específico de cada localidade.

O estudo também divulga e faz com que todos possamos entender quem somos, em quantos somos, onde estamos e principalmente como vivemos e podemos evoluir nos mais variáveis contextos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir