Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 704 mil novos casos por ano de câncer no Brasil (Foto: Divulgação)

8 de abril de 2023

Dia Mundial de Combate ao Câncer: confira 5 dicas para prevenção

Por Natália Fávero

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer ocorre neste sábado, 8 de abril, e reforça a importância do diagnóstico precoce e de hábitos de vida saudáveis. O câncer é responsável por cerca de 230 mil óbitos por ano no Brasil (DataSUS). No Rio Grande do Sul (RS), são quase 20 mil mortes. Já na macrorregião Norte do RS, com quase 150 municípios, mais de 2 mil pessoas morrem em decorrência da doença todos os anos. Passo Fundo, polo em saúde na região Norte, registra aproximadamente 300 mortes por câncer anualmente. O cenário mostra aumento da incidência e de mortes.

Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 704 mil novos casos anuais. Sem considerar o câncer de pele melanoma, o câncer de mama (74 mil novos casos), nas mulheres, e o de próstata (71 mil novos casos), nos homens, ainda são os mais incidentes, seguidos dos cânceres de cólon e reto, pulmão e estômago. “Câncer é a proliferação desordenada de células sem controle. São mais de 100 tipos e muitos deles têm uma rápida evolução, invadindo órgãos e tecidos, se disseminando pelo corpo. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Por isso, a importância dos exames de rastreamento”, explica o oncologista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alvaro Machado, integrante do Comitê de SUS e Práticas Independentes da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

A incidência de câncer no Brasil, e no mundo, é crescente, sendo mais intenso nos últimos anos, podendo se tornar a principal doença da população já no final desta década, ultrapassando as doenças cardiovasculares. “Dificuldades de acesso ao diagnóstico precoce e a tratamentos eficazes, políticas públicas deficientes, envelhecimento da população, fatores ambientais (agrotóxicos e poluição) e hábitos de vida não-saudáveis são fatores que contribuem para o aumento significativo da doença no país e no mundo”, ressalta o oncologista.

Mantenha hábitos de vida saudáveis

Cerca de 30% dos cânceres mais incidentes poderiam ser evitados com hábitos de vida saudáveis. “Tabagismo, bebidas alcoólicas ou adoçadas artificialmente, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade estão entre os fatores de risco. Portanto, tenha uma alimentação saudável, evite alimentos multiprocessados e pratique atividades físicas. Movimente-se”, orienta o também oncologista do CTCAN, Dr. Alex Seidel.

Faça exames de rotina

Exames de rotina devem ser prioridade na vida das pessoas. “Para as mulheres, mamografia e Papanicolau são básicos. Para os homens, exame de toque da próstata e dosagem do PSA no sangue devem estar na rotina. Homens e mulheres também devem incluir no check-up, a colonoscopia ou a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Além disso, as vacinas são importantes para a prevenção contra o câncer, especialmente, as vacinas contra o Papilomavírus Humano (HPV) e Hepatite B”, destaca Seidel.

Confira 5 dicas para a prevenção do câncer:

1 – Hábitos de vida saudáveis: não fumar, consumir alimentos orgânicos, não ingerir alimentos processados, fazer exercícios físicos regulares, manter peso adequado e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e adoçadas artificialmente.

2 – Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV): disponível gratuitamente na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

3 – Mulheres devem fazer a mamografia anual, a partir dos 40 anos de idade e exame ginecológico com preventivo (Papanicolau), a partir dos 25 anos ou início da atividade sexual.

4 – Homens, a partir dos 50 anos, devem procurar o urologista para avaliação da próstata. Caso haja predisposição, a avaliação deve iniciar antes disso. Ela é feita pelo toque retal e dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue.

5– Homens e mulheres devem fazer colonoscopia a partir dos 45 anos, ou pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Fonte: Assessoria de Imprensa CTCAN

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir