Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Dia 9 de abril é dedicado às bibliotecas

9 de abril de 2023

Alguém ainda usa biblioteca?

Paulo Peiker desde a infância encontrou nos livros o potencial libertador que só eles podem ter (Foto: Amélia Freitas | A Folha)

Por Amélia Freitas

Essa pergunta geralmente é feita por pessoas que não têm o hábito de ir até uma biblioteca e já foi ouvida inúmeras vezes pelo bibliotecário Paulo Peiker, que responde com confiança e determinação: sim.

A Biblioteca Municipal Dr. Benjamin Perin é uma prova disto, nos últimos doze meses foram realizados mais de 4 mil atendimentos e diferente do que muitos possam pensar, não se trata de um público adulto ou de meia idade, o local conta com um bom fluxo de leitores jovens, que ficam claros e exemplificados quando vemos a lista de livros com maior número de empréstimos. Liderando o ranking está “Harry Potter e o cálice de fogo”, em segundo lugar “O peixinho que gostava de dar susto” e em seguida “O diário de uma banana”.

O local conta com um acervo imenso e variado, desde livros infantis até literatura russa e sempre em renovação. Outra grande prova desse interesse jovem pela leitura está no grupo de leitura recém criado, ali os participantes trocam experiência literárias, compartilham histórias, são estimulados a provar outros gêneros literários. Formado por leitores assíduos, o clube não tem mais vagas disponíveis, e conta com uma lista de espera.

Biblioteca x Plataformas de Streaming

Com o avanço da tecnologia, diversas plataformas de streaming se popularizaram, essa ação levou a um questionamento: poderão os livros deixar de existir por causa das séries? Não.

— Hoje em dia há uma disputa de atenção muito grande, as pessoas têm estímulos em todos os lados, são podcast e tudo mais, mas apesar disso são propostas diferentes e essa galera está vindo ler o livro porque viu o filme e quer se aprofundar—. Paulo ainda destaca que os livros têm a capacidade de entregar uma imersão e relevância ímpar.

O livro no topo do ranking é uma prova, um sucesso de bilheteria e de livros vendidos. Outro caso de migração recente é da série Lupin, da Netflix. O sucesso da série foi tão grande que o Decode, empresa especializada em coleta de dados e performance, registrou um aumento de 4.336% na busca pelo livro Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca (1907), do qual a série é adaptada. Esse fenômeno foi visto em “O gambito da rainha” e “Bridgerton”.

Bibliotecas como ferramenta de transformação

—A vida não pode se limitar a ser só uma corrida para acumular bens materiais até o dia da nossa morte. Precisamos encontrar beleza e sentido nela. O conhecimento contido nos livros e armazenado em bibliotecas públicas está a disposição de todos não só para levar um conhecimento útil para o trabalho e o estudo, mas também transmitir o conhecimento 'inútil', aquele que dá sentido à nossa própria existência— reflete Paulo.

As bibliotecas proporcionam os mais diversos saberes e conhecimentos. Cada livro é a oportunidade de aprender com experiências de outros, de ver novos mundos e, acima de tudo, entender que toda conquista pode ser possível.

CADASTRO - Para fazer cadastro é necessário um documento oficial com foto e comprovante de residência. A biblioteca está localizada na Av. Waldomiro Graeff, 1704, atendimento de segunda a sexta das 9h42 às 12h30, 13h30 às 17h30. Acompanhe também o Instagram @bibliotecanmt.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir