Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

10 de abril de 2023

Jovens agricultores cobram políticas de permanência no campo

Por Redação A Folha

Um fator que gera alerta no futuro da agricultura e pecuária é a continuidade do trabalho, a chamada sucessão familiar. Manter os jovens nas propriedades para tocar o negócio não tem sido tarefa fácil, visto que as atuais condições não trazem grandes atrativos para tal feito.

Preocupados com este fato, jovens produtores levaram até a Câmara de Deputados produtos da agricultura familiar como forma de chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas que tornem a área rural atraente.

Jovens como William Santana, de 25 anos, que produz café em São Miguel do Guaporé (RO), região que tem um produto premiado internacionalmente e exportado para a Europa. Ele destaca a importância do avanço da tecnologia para a busca de uma produção sustentável.

—Hoje a propriedade rural é vista como um atraso. Mas a gente, enquanto juventude agricultora, está provando mais uma vez que queremos permanecer nas nossas propriedades fazendo a sucessão rural, que é dar continuidade ao trabalho que a nossa família vem exercendo—, disse.

Senar e o campo

Em Não-Me-Toque está também é uma preocupação e o investimento em ações tem sido um diferencial. Um dos programas desenvolvidos é a Assistência Técnica e Gerencial (Ateg), o município conta com uma sendo desenvolvida no setor de grãos e outra em processos iniciais na bovinocultura.

O vice-presidente do Sindicato Rural ressaltou essas ações para a manutenção do jovem no campo.

—É um programa muito bom que busca além de viabilizar a propriedade, manter o jovem ou levar ele de volta ao campo, sentindo-se útil e feliz, fazendo a sucessão nas propriedades. Capacitando e proporcionando uma melhor operacionalização.

Outro fator ressaltado é que com informação, conhecimento e melhoria nas condições de trabalho haja um aumento na sucessão familiar. Nesta questão o apoio pode ser encontrado junto ao Senar, como explica a supervisora Graziela Leães.

—Além de melhorar as propriedades no sentido de reduzir custos, aumentar a lucratividade e tornar-se atrativo para que os jovens permaneçam, nós temos outras oportunidades por meio do Senar podendo atuar como técnico do Senar, podendo ficar na propriedade, garantindo uma renda extra.

Políticas Públicas

Jaciara Muller, de 32 anos, é de Montenegro (RS). Secretária-geral e coordenadora estadual de Jovens da Federação dos Trabalhadores Rurais do seu estado, ela trouxe erva-mate e outros produtos para mostrar aos deputados e salienta o anseio de muito jovens de continuar o trabalho da família no campo, mesmo quando os pais os incentivam a sair das propriedades rurais e ir procurar emprego nas zonas urbanas.

—Nós temos muitos jovens que vão até a cidade, se profissionalizam para voltar para o meio rural. Eles vão fazer suas faculdades e voltam para serem agrônomos, para serem veterinários, para poder tocar a propriedade. Eles buscam conhecimento para poder dar continuidade no que já vem acontecendo na sua propriedade, ou ainda eles querem introduzir coisas novas na produção—, disse Jaciara.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) destacou que estradas de qualidade, internet, assistência técnica e apoio a produção e a comercialização podem ser fatores que podem ajudar a manter os jovens no campo. Também reiterou a necessidade de apoiar as cooperativas e associações.

Mas não basta criar politicas é necessário que elas sejam acessíveis a todos, o que nem sempre ocorre. A pauta também estará presente no Festival Nacional da Juventude Rural, nos dias 25 a 27 deste mês em Brasília.

*Com informações Canal Rural

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir