Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

11 de abril de 2023

Qualificação profissional em neurocirurgia disponibiliza para Passo Fundo acesso aos mais recentes avanços para o tratamento de doenças como Parkinson, tumores cerebrais, dor crônica e epilepsia

 O conhecimento sobre os avanços na área médica é muito importante para oferecer aos pacientes novas opções de tratamento e informações decisivas para a conduta profissional.

O neurocirurgião passo-fundense Dr. Leonardo Frighetto, que também é membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo representou a cidade durante o período de três meses de aperfeiçoamento no Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirurgia da Inglaterra.

—Localizado em Londres, o Instituto foi fundado em 1884, sendo o primeiro hospital no mundo dedicado somente ao atendimento de pacientes portadores de Doenças Neurológicas e Neurocirúrgicas, tornando-se uma referência mundial em Neurociências. Desde o século passado, muitos de seus professores e ex-alunos representaram a vanguarda desta especialidade em diversos locais do mundo—, explica Dr. Leonardo Frighetto.

Durante este período no Instituto Nacional em Londres, o Dr. Frighetto teve a possibilidade de trabalhar com os avanços mais recentes na área de Neurocirurgia minimamente invasiva, destinada ao tratamento de tumores cerebrais, dor, epilepsia e Doença de Parkinson.

Principais avanços da área neurocirúrgica otimizam a recuperação do paciente  

A Neurocirurgia Funcional ou neuroestimulação é um dos procedimentos que oferecem grandes benefícios aos pacientes diagnosticados com Doença de Parkinson ou portadores de dor crônica. O dia 11 de abril é lembrado como o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, reforçando a relevância da informação para a busca de qualidade de vida do paciente.

—Um dos principais avanços nesta área é denominado de neuroestimulação. Através desta técnica, é possível implantar junto ao cérebro ou medula, neuroestimuladores que possibilitam modificar a função de áreas doentes do Sistema Nervoso Central. Em função disto, esta área é também denominada de “Neurocirurgia Funcional”. Recentemente, devido a melhora tecnológica destes sistemas, resultados cada vez melhores têm sido observados no tratamento de pacientes portadores de Doença de Parkinson e de dor crônica—, destaca o neurocirurgião.

Além da Neurocirurgia Funcional, a radiocirurgia também recebe cada vez mais destaque.

—A radiocirurgia é outra área que tem avançado nos últimos anos, proporcionando o tratamento de tumores cerebrais malignos e benignos, malformações vasculares e tumores da coluna vertebral, sem a necessidade de internação, anestesia ou incisão na pele. Através da radiocirurgia é possível a aplicação precisa de doses terapêuticas de radiação focalizada somente na área doente, preservando-se a função das áreas normais do cérebro e da medula—, complementa Dr. Frighetto.

Primeiro Centro de Radiocirurgia do Sul do Brasil conta com contribuição passo-fundense

Em sua trajetória de formação, o neurocirurgião Dr, Leonardo Frighetto destaca a busca constante por atualização, visando oportunizar o que há de mais promissor nos tratamentos. “Minha carreira foi dedicada ao tratamento minimamente invasivo de doenças do sistema nervoso central. Esta trajetória teve seu ponto inicial quando após ter terminado toda minha formação em Neurocirurgia no Brasil, fui realizar uma especialização de dois anos na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)”. Após realizar as provas para obter o certificado para prática da medicina nos Estado Unidos, denominado ECFMG, juntamente com o Professor Antônio De Salles, participei de mais de 100 cirurgias de neuroestimulação e mais de 1200 procedimentos de Radiocirurgia nos Estados Unidos.”

A partir de então, instituiu-se o primeiro Centro de Radiocirurgia, em 2005, no Hospital Moinhos de Vento e, posteriormente a equipe expandiu a atuação com a realização do primeiro implante de neuroestimulador cerebral para o tratamento da Doença de Parkinson do interior do estado.

Atualmente, a equipe de Neurocirurgia Funcional formada pelo Dr. Frighetto juntamente com o Dr. Paulo Oppitz e Dr. Jorge Bizzi já realizou cerca de 120 casos de neuroestimulação para Parkinson e Dor crônica, sendo uma das equipes com maior experiência no Brasil.

—O objetivo de realizar novo período de aperfeiçoamento na Inglaterra visa seguir trazendo os avanços desta área para os locais onde desenvolve suas atividades. Dentre estes locais destaca-se o Serviço de Neurologia e Neurocirurgia (SNN) e o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, que dentro de seu projeto de modernização iniciado há cerca de 10 anos, foi o local onde foram realizados o primeiro implante de neuroestimulador com eletrodos direcionais para Parkinson (2020) e a primeira cirurgia de estimulação cortical para dor no estado do Rio Grande do Sul (2022). Em Porto Alegre, realiza suas atividades no Hospital Moinhos de Vento, onde cerca de 1500 Radiocirurgias já foram realizadas e no Serviço de Neurocirurgia Funcional do Hospital São Lucas da PUC—, finalizou Dr. Frighetto, que também já exerceu o cargo de presidente do Congresso Brasileiro de Radiocirurgia e da Sociedade Brasileira de Radiocirurgia.

Por: Assessoria de Imprensa do HC Passo Fundo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir