Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

18 de abril de 2023

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: NOTA CONJUNTA À COMUNIDADE NÃO-ME-TOQUE

O Poder Judiciário, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Ministério Público, a Polícia Civil de Não-Me-Toque e a Brigada Militar de Não-Me-Toque querem esclarecer e TRANQUILIZAR a sociedade sobre a segurança pública, em especial na questão referente aos ambientes escolares, públicos e privados.

A partir dos lamentáveis e tristes fatos ocorridos na cidade catarinense de Blumenau, em 05/04/2023, o País vive um momento de preocupação e consternação, justificado; porém, em nossa cidade, Não-Me-Toque, aos olhos dos integrantes do sistema de justiça (Judiciário, MP e Polícias) e Poderes Executivo e Legislativo tem havido um demasiado e injustificado TEMOR COLETIVO, prejudicial à comunidade e às nossas crianças, de forma, frise-se, TOTALMENTE DESNECESSÁRIA.

Gostaríamos de registrar que não há, atualmente, a partir de dados da inteligência das Polícias – Militar e Civil - NENHUMA INFORMAÇÃO de que evento similar ou mesmo parecido esteja sendo planejado ou possa ocorrer nas escolas de nossa cidade.

Além disso, estatisticamente, ÍNFIMO/PEQUENO o número, no PAÍS, de dados no sentido de que situações similares poderiam ocorrer no Brasil – segundo o Ministro da Justiça, desde o ocorrido em Blumenau, apenas 100, REGISTRE-SE, ameaças (não são fatos) ocorreram -; destas ameaças, apenas 6 teriam ocorrido no RS, nas cidades de Maquiné, Balneário Pinhal, São Luiz Gonzaga, Montenegro e Rolante (https://www.observadorregional.com.br/pelo-menos-seis-adolescentes-sao-apreendidos-por-ameacas-eplanejamento-de-ataques-a-escolas/). É importante reiterar: são estatísticas ínfimas, numa Estado com 417 municípios e 11,3 milhões de habitantes, que, DE MODO ALGUM, justificam, reitere-se, os sentimentos de TEMOR E INSEGURANÇA COLETIVOS que temos vivenciado nos últimos dias em NÃO-ME-TOQUE.

Afora isso, os Órgãos de Segurança, Polícia Militar e Civil, em todo o Estado, e não diferente, em Não-Me-Toque, e seus setores de inteligência, redobraram a VIGILÂNCIA e o MONITORAMENTO, inclusive das redes sociais, para apurar, identificar e neutralizar quaisquer ameaças ou informações que possam vir a ocorrer nesse sentido. Destaca-se, nesse sentido, que a Brigada Militar está fazendo patrulhas preventivas, diariamente, nas escolas municipais de Não-Me-Toque.

Nas escolas, tem-se notícia de que as particulares reforçaram suas seguranças privadas e o Município, por sua vez, contratou emergencialmente seguranças para atuarem nas escolas públicas. Ainda, existem 178 câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais e o Município está finalizando contratação de software que irá interligá-las, diretamente, com os sistemas de acompanhamento, em tempo real, das Polícias Civil e Militar.

Assim, reiteramos, com ABSOLUTA tranquilidade e responsabilidade, NÃO existir motivo para essa sensação de INSEGURANÇA COLETIVA; devemos, sim, estar atentos e alerta, mas não devemos transformar essa natural preocupação em situações que venham a trazer danos e traumas psicológicos em nossas crianças, assim como deficit de aprendizado com a evasão escolar.

Nessa linha, ainda, conforme inclusive recomendação do Comando da Polícia Civil do Estado, pedimos à comunidade que não compartilhem em mídias sociais (facebook, instagram), especialmente em grupos de whatsapp, notícias dessa ordem, lembrando que, nesse momento, há um campo fértil para a disseminação de fake news em prejuízo à paz e tranquilidade social. O cidadão DEVE, sim, ao receber quaisquer notícias de possíveis agressões, invasões ou ataques à determinada escola, IMEDIATAMENTE, repassá-las à Autoridade Policial (Delegado de Polícia), pelos canais informações ao final, que adotará as medidas corretas para investigar a VERACIDADE, ou não, da notícia e, se for o caso, EVITAR a ocorrência do fato. NÃO DEVE, de forma alguma, REPITA-SE, compartilhá-la com terceiros e nas mídias sociais.

Não-Me-Toque, diariamente, recebe um sem números de visitantes de outros Municípios do País e, quiçá, de outros países, sendo natural a circulação de pessoas estranhas pela Cidade, não devendo, algo que traduz a pujança do desenvolvimento local, injustificadamente, tornar-se uma neurose social, um não acolhimento dessas pessoas.

Enfim, a presente NOTA CONJUNTA tem por escopo TRANQUILIZAR a sociedade e possibilitar que, com as cautelas necessárias, possamos deixar e incentivar nossas crianças e adolescentes a conviverem no salutar e necessário ambiente escolar, em paz.

 

Tomás S. M. Hartmann - Juiz de Direito
Gilson dos Santos - Prefeito Municipal
Francieli Schwingel de Carvalho - Presidente da Câmara
Leandro Tastch Bonatto - Promotor de Justiça
Gerri Adriani Mendes - Delegado de Polícia
Tenente Petry - Comandante da Brigada Militar

 

Contatos para Denúncias (Polícia Civil):

WhatsApp: 54 – 9-84089943 Telefone: 54 3332-1366 Disque-denúncia: 197

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir