Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

22 de abril de 2023

No universo não tem espaço para o mal

Por Bruna de Souza

Como explicar a existência do mal quando afirmamos que a energia que governa nosso planeta é a energia do amor?  Como podemos afirmar que existe a inteligência suprema de um Deus a que tudo está submetido, se presenciamos diariamente a maldade humana em seus muitos aspectos? Além de que, somos surpreendidos com acidentes e catástrofes naturais que nos deixam com aquela famosa pergunta: Por quê?

Recentemente, terremotos na Síria e na Turquia tiraram a vida de mais de 40 mil pessoas que no momento dos tremores dormiam em suas casas. Já na Ucrânia, estamos há meses acompanhando a destruição que vitimiza milhares de pessoas e que já destruiu cidades inteiras. Dessa vez, ao contrário da Turquia, pela simples vontade e incompatibilidade de interesses do ser humano. Entre as vítimas desses desastres, inúmeras crianças que ao nosso ver, teriam que ter toda proteção e viver em um mundo cercadas de amor.

Mas por que Deus permite os desastres naturais e da mesma forma, por que um Ser repleto de bondade e justiça permitiria que existissem sentimentos tão contrários a isso na raça humana?

Grandes catástrofes nos fazem pensar, mas a verdade é que existem, nesse exato momento muitas vidas sendo consumidas anonimamente pelo sofrimento. Como podemos ser felizes enquanto outros sofrem?

Depois de muito pensar e por crença própria, acredito sim, que existe a força inteligente que denominamos como Deus, que em hipótese alguma seria um Deus sádico ou que deve ser temido. Também descarto a hipótese de uma eterna disputa entre uma entidade do bem X uma entidade do mal. Acredito sim que, todos estamos destinados a compreender a essência do amor genuíno, e que, se aqui estamos é com essa finalidade. A forma de compreender algo tão complexo é que foge demasiadas vezes à nossa humilde compreensão.

Sendo assim, poderíamos chegar à conclusão de que o mal não existe. Talvez o mal seja apenas a ausência do bem. Parece absurdo, mas se tomarmos distância de todo caos instaurado, se sairmos desse emaranhado de acontecimentos visualizando nosso planeta do espaço, o que veremos? O que ouviremos? Apenas a paz e o silêncio absoluto! Um planeta existindo e obedecendo às leis do Universo. Veremos organização em um corpo celeste que habita a vasta imensidão e nada mais.

O que diferencia nosso planeta é a vida, mais que isso, a consciência, e a vida consciente só pode ser explicada como algo divino. Se olharmos bem de cima consideraremos todos nós como a consciência do planeta. Um só nome para classificar todos os pensamentos e comportamentos: Raça Humana. Este organismo que de escasso nada tem, mas que se proliferou em toda a extensão da Terra comprovando sua hegemonia.

Ao nos questionarmos sobre a origem do mal, devemos entender a nossa pequenês frente ao todo, devemos compreender que, ainda, não possuímos inteligência suficiente para entender a grandeza do amor. Lá de cima, do Universo, tudo está em perfeita organização em mais um dia silencioso na galáxia. Tudo se move continuamente em paz e sintonia onde não há nada de mal. Onde não há nada for a do lugar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir