Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

23 de abril de 2023

Segredos

Por Martin Portner

Elaborar informações é uma obra prima conduzida pela mente humana. Agora, impedir que determinado assunto saia de dentro dela para uma outra mente é algo ainda mais perfeito. É a arte de guardar um segredo.

Uma informação – um evento, uma história, uma comunicação feita por alguém, qualquer que seja o formato do tema – precisa de um circuito de células no cérebro. Elas formam uma coalizão capaz de abrigar todos os detalhes do tema. Ninguém sabe ao certo como essa coalizão é formada, mas sabemos que milhões de células cerebrais ficam comprometidas; nenhum detalhe pode ser perdido.

Tudo claro até aqui. Ocorre que o local desse armazenamento está alojado justamente perto da área responsável pela comunicação falada. Assim, fica fácil para que a ideia ou a informação seja compartilhada com alguém ou com um grupo de pessoas. E a pressão para contar o segredo se torna cada vez maior conforme o tempo passa.

Pode ocorrer que quem nos contou a história exigiu implicitamente que o assunto não fosse dividido com ninguém; um segredo de verdade. Agora a situação fica ainda mais complicada. As células da mente guardam uma informação. A sede desse arranjo está a um passo da zona de expedição para o mundo exterior. A tentação é grande. A solução está em criar barreiras entre a informação e a zona de expedição. É como empilhar sacos de areia entre a ideia e a boca.

A solução da mente, em vez de sacos de areia, é colocar células e mais células no caminho. Elas são organizadas para impedir a tentação do vazamento. É claro que para isso dar certo é necessário grande senso de responsabilidade com a fonte. Mais, é preciso resiliência, muita, muita dela. As tentações para contar um segredo são muitas. Em parte, porque segredos se tornam um peso; e também porque achamos que as pessoas em quem confiamos seriam igualmente merecedoras.

Mas compromisso é compromisso. Por isso, a mente inteligente elabora um estratagema. Ela coloca uma etiqueta no segredo dizendo que guardá-lo é uma honraria. Dada a poucas. Você foi escolhida para guardá-lo. Agora vá lá, faça a sua parte. Evite o vazamento e, conforme o tempo vai passando, fique cada vez mais orgulhosa de guardá-lo. Se você não for liberada, ele ficará com você até o dia da sua partida desta vida. Ninguém escutará uma palavra a seu respeito. Afinal, guardar segredo é uma missão. Missão dada é missão cumprida.

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir