Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

O El NIno não trará chuvas intensas ao Sul (Foto: Agência Reuters)

30 de abril de 2023

Modelos climáticos apontam outono-inverno úmido

Por Redação A Folha

Abril termina no calendário e também deve encerrar um ciclo de baixa precipitação de chuvas no Rio Grande do Sul que se prolonga desde 2020. Foram quatro safras de verão com estiagem e quebra significativa na produção. A mais grave foi neste ano, com lavouras colhendo 15 sacas de soja por hectare e acumulados de chuvas bem abaixo da normalidade para os meses de verão.

De cordo com Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, na avaliação dos mapas meteorológicos no dia 25 de abril, já é possível observar a chegada das chuvas em grande parte das regiões produtoras do estado com o avanço de uma frente fria na quarta-feira. As chuvas também atingem parte do Sudeste e parte do Centro-Oeste, perdendo força na sexta-feira (28). A primeira semana de maio ainda marca chuvas irregulares. No geral, as condições estão extremamente favoráveis para o desenvolvimento das lavouras.

Com relação ao frio, Marco Antônio explicou em vídeo no canal Rural Clima Agrometeorologia que por enquanto não há nada de anormal previsto.

—Depois de toda frente fria ingressa uma massa polar, o que é normal para esta época do ano, mas não há previsão de frio extremo—, afirmou.

Marco Antônio lembrou que é possível haver uma queda de temperatura mais acentuada nas regiões serranas, como ocorreu na última semana. Não da forma como foi anunciada por outros institutos de meteorologia, que haveria geada generalizada.

Volta do El Niño

Na segunda-feira (24) saiu um relatório sobre a possível volta do fenômeno climático el niño, que traz chuvas intensas na Região Sul do Brasil. Os modelos climáticos apontam que será de fraca intensidade.

—Não termos um el niño como dos anos de 2015 e 2016 que foi o mais intenso da história, fiquem tranquilos—, acalmou o agrometeorologista, considerando que se isso acontecesse seria um caos na América do Sul.

Os modelos climáticos sinalizam um outono-inverno bastante úmido, com poucas entradas de frios. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a previsão climática “é muito boa”, afirma o Marco Antônio alertando para a programação de comercialização.

Conforme previsão do Inmet RS, os meses de maio, junho e julho poderão ter um acumulado de 500 milímetros de chuvas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir